Todos gostariam de ganhar dinheiro da forma mais rápida e simples possível. Isso trouxe à vida muitas fraudes e golpes que tiram vantagem de pessoas crédulas. Os esquemas de pirâmide são um deles, assim como os esquemas Ponzi e similares.
Desconfiado de ser enganado, uma pergunta comum seria: o Bitcoin é um esquema de pirâmide?
O Bitcoin é um esquema de pirâmide?
Para responder a essa pergunta, você precisa saber o que realmente é um esquema de pirâmide: um modelo de negócios que recruta membros prometendo-lhes pagamento ou recompensas por inscreverem outras pessoas nele.
Bitcoin NÃO é um esquema de pirâmide, pois não há recompensa e retorno garantido para a compra de moedas BTC. Desconfie das pessoas que afirmam o contrário. No entanto, existem muitas plataformas que usam Bitcoin em seus golpes, mas isso não diz nada sobre a moeda e a tecnologia por trás disso. Os criminosos estão sempre entre os primeiros a adotar novas tecnologias, sejam carros, sapatos, telefones celulares, armas ou qualquer outro instrumento útil. Bitcoin é apenas outra tecnologia que eles podem usar em seus esquemas. Afinal, o dólar americano também não é um esquema de pirâmide, embora seja freqüentemente usado na maioria deles.
O Bitcoin é um esquema Ponzi?
Que tal um Ponzi? Resumindo, o Bitcoin é o oposto total de um esquema Ponzi. Um esquema de Ponzi é muito semelhante a um esquema de pirâmide, exceto que você não é recompensado por inscrever outras pessoas, mas você ganha uma parte de tudo o que elas pagam.
Um esquema Ponzi precisa de uma hierarquia ou pessoas que estão em baixa, para gerar retorno para as pessoas que estão em alta. O Bitcoin opera em um modelo descentralizado que não possui absolutamente nenhuma hierarquia e onde todos são iguais. O protocolo Bitcoin é totalmente de código aberto, para que todos possam participar de seu desenvolvimento ou contribuir com sua infraestrutura por meio de mineração BTC.