A rede Bitcoin (BTC) está ativando o Taproot, uma de suas atualizações mais significativas desde 2017, quando o Segregated Witness, também conhecido como “SegWit”, foi integrado pela primeira vez para resolver o problema de dimensionamento do bitcoin.
Domingo, às 5:15 UTC (00:15 EST), 14 de novembro, a tão esperada atualização do Bitcoin, foi ativada no bloco 709.632, abrindo a porta para os desenvolvedores integrarem novos recursos que irão melhorar a privacidade, escalabilidade e segurança no a rede.
Com o crescimento das finanças descentralizadas (DeFi) durante o ano passado, onde seu valor total consolidado disparou para quase US $100 bilhões, o bitcoin efetivamente ficou à margem. Claro, o bitcoin pode ser usado como garantia por meio de um invólucro Ethereum, mas a falta de programação do Bitcoin significava que ele dependia desses projetos para acessar os mercados DeFi.
A linguagem de programação da Taproot, Tapscript, tentará resolver isso. Embora não seja tão poderoso quanto as linguagens de programação disponíveis na Máquina Virtual Ethereum, está quilômetros à frente da linguagem de script primitiva atualmente disponível para a rede Bitcoin.
Atualização Bitcoin Core
Na verdade, a atualização do Taproot marca uma mudança visível na história do Bitcoin: seu número de versão. Apesar do lançamento original da v0.1 ter ocorrido em 8 de janeiro de 2009, os 12 anos intermediários viram o número da versão aumentar para apenas 0.21.1. Nesse ritmo, o Bitcoin não alcançaria a versão 1.0 até o final dos anos 2060!
Em vez disso, os principais contribuintes do projeto chegaram a um consenso no final de 2020 para chamar a versão nova de v22.0. A justificativa do proponente original era simples. “Honestamente, estou cansado de todas as pessoas pedindo ‘1.0’ para que talvez isso os cale. Pule a versão 1.0 e vá direto para a versão 22.0! ” ele escreveu em 22 de outubro de 2020.
Depois de mais de um mês de discussão, em um momento em que o bitcoin valendo US $18.500, o desenvolvedor Matt Whitlock fez um comentário:
“Estou surpreso que ninguém mencionou a implicação óbvia aqui: Bitcoin Core agora está oficialmente fora do beta! 🚀… Avançar o número da versão para algo maior que 1.0 envia o sinal de que o software agora está pronto para o horário nobre. ”
Um pequeno passo, mas um passo que reflete a maturidade de uma rede que agora garante US $ 1,2 trilhão em ativos BTC.
O Taproot visa resolver esse problema por meio de algo chamado de algoritmo Schnorr Signature. Schnorr permitem que todas as assinaturas digitais em uma transação sejam combinadas em uma, portanto, uma transação Lightning não parece ser muito diferente de uma transação normal. Isso aumenta a privacidade e permite uma integração mais estreita do Lightning na rede Bitcoin, o que reduz os custos de transação devido à combinação de transações.