O Bitcoin (BTC) poderá ser usado como forma de pagamento por serviços oficiais em Liechtenstein, localizado na Europa Central, conforme informou o primeiro-ministro de Liechtenstein, Daniel Risch, em entrevista ao diário alemão Handelsblatt, em 7 de maio.
Segundo a autoridade, o governo local está avaliando a possibilidade de incluir a maior criptomoeda como forma de pagamento no país.
Risch destacou que o planejamento exige que seja realizada uma conversão instantânea de qualquer criptomoeda recebida por francos suíços, visando a redução dos perigos associados às taxas de câmbio.
O primeiro-ministro de Liechtenstein ressaltou que a moeda oficial é o franco e que o Bitcoin não terá o mesmo status. Mesmo sem muito detalhes, Risch comentou que uma “opção de pagamento em Bitcoin está chegando”.
O método parecido com o que está sendo planejado por Liechtenstein para aceitação de pagamentos em BTC já foi adotado em Zug e Lugano, situados na Suíça.
Pagamentos com Bitcoin Lightning
Recentemente, o Xapo Bank, banco privado licenciado em Gibraltar, anunciou uma parceria com a Lightspark, startup liderada por David Marcus, ex-líder cripto do Facebook, para integrar a Lightning Network e oferecer pagamentos quase instantâneos em Bitcoin para seus clientes.
Com a integração da Lightning Network, os membros do Xapo Bank agora podem fazer pequenas compras de até US$ 100 em qualquer fornecedor que aceite pagamentos Lightning, sem altas taxas de transação e longos tempos de espera para confirmação de blockchain. Essa integração fará do Xapo Bank o primeiro banco privado totalmente licenciado a oferecer pagamentos Lightning.