Em uma reviravolta surpreendente, a Binance, maior bolsa de criptomoedas do mundo em volume de negócios, voltou atrás nas restrições impostas aos cidadãos e residentes russos há mais de um ano.
Essas medidas foram adotadas em março de 2022, após a União Europeia impor sanções à Rússia em resposta à invasão do país à Ucrânia. Na época, a Binance anunciou que não aceitaria depósitos de cartões Visa e Mastercard emitidos na Rússia, assim como quaisquer depósitos realizados no país com esses cartões.
Contudo, recentemente, o site de notícias cripto Forklog informou que a restrição parece ter sido suspensa. Agora, os usuários russos podem depositar rublos, euros, libras esterlinas e outras moedas através de cartões bancários emitidos na Rússia. Além disso, a Binance parece ter suspendido os limites para contas com saldos superiores a 10.000 euros para usuários no país.
“De acordo com o Código de Durov, o reabastecimento é implementado por meio do gateway de pagamento Qiwi. A publicação informa que a retirada de fundos é realizada com um limite de 4.300 a 200.000 rublos”.
As sanções do ano passado foram impostas pela UE e pelos EUA após a Rússia invadir a Ucrânia. A maioria dos bancos russos foi desconectada da rede internacional de liquidação interbancária SWIFT, o que levou à proibição dos cartões bancários russos.
Posteriormente, a UE ampliou suas sanções, proibindo serviços criptomoedas de atender usuários russos com saldos de contas superiores a 10.000 euros. No entanto, esse limite foi eliminado no outono.
A suspensão das restrições pode ter um impacto significativo no mercado de criptomoedas e na situação financeira dos cidadãos e residentes russos.