Em uma jogada estratégica significativa, a Binance, líder mundial entre as bolsas de criptomoedas por capitalização de mercado, anunciou recentemente mudanças importantes em sua plataforma.
A partir de 31 de janeiro de 2024, a bolsa cessará o suporte para vários pares de negociação P2P (peer-to-peer) atrelados ao rublo russo (RUB), incluindo BTC/RUB (Bitcoin/Rublo Russo), ETH/RUB (Ethereum/Rublo Russo), e outros pares importantes como USDT/RUB, BNB/RUB, FDUSD/RUB, BUSD/RUB e RUB/RUB.
Esta decisão é parte de um movimento mais amplo da Binance de se afastar do mercado russo, que foi precedido pela venda de suas operações locais para a CommEX, uma plataforma criptográfica notável. Consequentemente, os usuários interessados em continuar negociando P2P com o rublo russo poderão fazê-lo na plataforma CommEX.
A Binance detalhou este processo, afirmando: “Portanto, os usuários podem continuar a negociar P2P com o rublo russo (RUB) gratuitamente na plataforma CommEX”.
Para os traders que desejam adaptar-se a esta nova realidade, a Binance oferece várias opções. Os clientes podem registrar uma conta no CommEX e vinculá-la à sua conta Binance existente. Alternativamente, há a possibilidade de retirar os rublos russos através dos parceiros fiduciários da Binance ou converter RUB em ativos digitais, ou ainda negociar RUB por criptomoedas no mercado Binance Spot antes do prazo final de 31 de janeiro de 2024.
Além de remover certos pares comerciais, a Binance também está expandindo algumas de suas ofertas. Recentemente, adicionou PIVX como um novo ativo digital para empréstimo em margem cruzada e margem isolada. Adicionalmente, introduziu pares de negociação como ADA/FDUSD e DOGE/FDUSD em seu programa de Margem Isolada. Este movimento reforça a capacidade dos clientes qualificados de acessar fundos da bolsa para negociações alavancadas, permitindo que negociem com somas maiores e ajustem suas posições de acordo.
Vale ressaltar que, embora a negociação com margem possa resultar em lucros maiores se as negociações forem bem-sucedidas, ela também carrega o risco de perdas significativas em caso de movimentos de mercado contrários.