A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou nesta quarta-feira (16) que recebeu uma licença de ativos virtuais em Dubai.
Em um comunicado oficial, a Binance comentou que isso significa que será permitido estender seus produtos e serviços de câmbio limitados a investidores pré-qualificados e provedores profissionais de serviços financeiros.
A licença, emitida sob a fase regulatória inicial da Autoridade Reguladora de Ativos Virtuais (VARA na sigla em inglês), permite então que ela opere dentro do modelo de mercado de ativos virtuais de “escala de adaptação de teste” de Dubai como base para expansão na região.
Além de aumentar suas operações de câmbio, a Binance será responsável por um hub de tecnologia blockchain no Dubai World Trade Center para semear novos talentos, segundo a própria corretora.
Isso não é grande novidade, já que em dezembro passado, a empresa disse que assinou um memorando de entendimento com a autoridade do Dubai World Trade Center para ajudá-la a estabelecer uma estrutura regulatória de criptomoedas. No início dessa semana, a Binance também recebeu aprovação regulatória no Bahrein.
Na semana passada, Dubai apresentou sua nova agência, VARA, encarregada da regulamentação de ativos virtuais, enquanto sua liderança procura solidificar a posição da cidade na emergente economia digital global.
A aprovação da Binance vem logo após a aprovação que a FTX obteve também. A operadora de câmbio disse na segunda-feira (14) que planejaria sua sede regional na cidade dos Emirados depois de receber uma licença.
Vale lembrar que essas licenças de criptografia são concedidas apenas para as empresas que estabelecerem uma presença comercial nos Emirados Árabes Unidos. Além das corretoras de criptomoedas, a VARA também regula atividades de custodiantes e gestores de ativos no espaço de criptomoedas.