O relatório de mercado do quarto trimestre da plataforma de análise de criptomoedas, Kaiko, divulgado em 4 de janeiro revelou que a exchange de criptomoedas, Binance, perdeu seu domínio de mercado.
De acordo com os dados, a Binance, até então maior exchange de criptomoedas do mundo, perdeu seu domínio de mercado, caindo de um recorde histórico de 74% de participação de mercado para apenas 44,5%.
Some highlights:#Binance loses dominance, dropping from an all time high of 74% market share to just 44.5% pic.twitter.com/N7S7SyzW7I
— Kaiko (@KaikoData) January 4, 2024
Além disso, a Binance viu a também exchange OKX encostar. Segundo a plataforma de análise, durante a liquidação do Bitcoin que aconteceu em 3 de janeiro, a OKX conseguiu igualar seu volume ao da Binance. Este movimento foi algo que raramente aconteceu nos últimos anos, como observou a análise.
O levantamento ainda destacou que a Binance perdeu uma participação significativa no mercado da maior criptomoeda, o Bitcoin, em 2023, caindo de mais de 80% para pouco mais de 30%.
Vale lembrar que um relatório recente afirmou que a Binance conseguiu manter a sua liderança entre as maiores exchange de criptomoedas apesar dos desafios enfrentados em 2023.
Binance Mantém Liderança Entre Maiores Exchange de Criptomoedas Apesar dos Desafios de 2023
Em um cenário de turbulências e incertezas, a Binance, a renomada plataforma de negociação de criptomoedas, tem mantido sua posição de liderança no mercado. Apesar dos eventos conturbados que marcaram seu ano de 2023, a Binance demonstra resiliência e continua a ser a bolsa de criptomoedas com o maior volume de negociação.
Um estudo recente realizado pela Bitining, uma plataforma educacional no campo das criptos, revelou que a Binance detém 43,8% do volume de comércio no universo das exchanges de criptomoedas. Este número, embora represente uma diminuição em comparação com o domínio de 62,3% no início de 2023, ainda posiciona a Binance à frente de seus concorrentes.
O restante do mercado, composto por outras exchanges de criptomoedas, acumula uma participação de 56,2%. Este é um salto significativo dos 37,7% registrados no início do ano. O aumento na participação de mercado destas exchanges ocorreu predominantemente no segundo semestre de 2023, um período marcado por desafios regulatórios e um aumento no FUD (Fear, Uncertainty, and Doubt) em relação à Binance.