Os problemas regulatórios da Binance pioraram na sexta-feira, quando a Malásia ordenou que suspendesse as operações no país. Separadamente, a bolsa de criptomoedas disse que está planejando encerrar futuros e produtos derivados em toda a Europa, começando pela Alemanha, Itália e Holanda.
As notícias da Malásia a respeito da Binance são apenas as mais recentes em ações regulatórias abrangentes voltadas especificamente para a gigante do câmbio. De avisos a investigações e agora proibições diretas, as plataformas parecem estar sob o controle de fiscalizadores financeiros em todo o mundo.
No início de julho, o regulador financeiro da Itália emitiu um alerta contra a Binance, afirmando que a plataforma não estava autorizada a oferecer serviços no país. Além da Itália, países como Alemanha, Polônia, Japão, Tailândia, Cingapura, Estados Unidos e Reino Unido, entre outros, também fizeram alertas sobre o Binance .
A Binance, por sua vez, tomou medidas para mitigar a situação, com seu CEO prometendo trabalhar com os reguladores em meio a planos para uma expansão ainda maior em todo o mundo. Também houve uma enxurrada de mudanças de política na bolsa, com limites de retirada reduzidos para usuários que ainda não concluíram os protocolos de verificação de identidade da plataforma.
- A Comissão de Valores Mobiliários (SC) da Malásia emitiu uma reprimenda pública contra a empresa e ordenou que ela desabilitasse o site e aplicativos móveis no país.
- De acordo com a comissão, a Binance está “operando ilegalmente uma troca de ativos digitais”. As leis do país exigem que todas essas trocas sejam registradas pelo SC.
- A Binance também precisa interromper as atividades de marketing e impedir que investidores da Malásia acessem seu grupo Telegram.
- Na Europa, Binance disse que os usuários na Alemanha, Itália e Holanda não poderão abrir novas posições de futuros e derivativos na plataforma, com efeito imediato.
- Os cargos existentes deverão ser encerrados em data ainda indeterminada.
- A decisão é o mais recente movimento da Binance para se distanciar de produtos e serviços que atraíram o escrutínio dos reguladores em uma série de mercados diferentes.
- No início desta semana, a Binance anunciou que estava interrompendo as negociações com margem criptográfica envolvendo libra esterlina, euro e dólar australiano. Isso aconteceu poucas horas depois que o CEO Changpeng Zhao tweetou que a empresa estava reduzindo a alavancagem máxima que os usuários podem usar para negociar contratos futuros de 100x para 20x.
- Binance caiu em desgraça com o regulador de mercados da Malásia no passado. Junto com o eToro, foi adicionado ao rol de empresas não autorizadas a operar no país em julho do ano passado.