A Binance, a maior exchange centralizada de criptomoedas em volume, adicionou o sistema de prova de conhecimento zero do zk-SNARKs ao seu sistema de verificação de prova de reservas (PoR) para atestar que os fundos mantidos na plataforma são garantidos 1:1.
Atualmente, o sistema PoR suporta a verificação das reservas da bolsa para 13 criptoativos diferentes.
A exchange fez essa adição em resposta às crescentes preocupações dos investidores sobre a segurança de seus fundos nas exchanges de criptomoedas. A Binance já havia lançado um sistema PoR baseado exclusivamente na Merkle Tree – uma estrutura de dados usada em criptografia que pode ser usada para verificação.
A equipe da Binance descobriu que o sistema baseado em Merkle Tree sozinho não era ideal para a privacidade do usuário, então adicionou suporte para provas de conhecimento zero.
“Continuando os esforços em fornecer transparência sobre os fundos dos usuários, a Binance está entusiasmada em apresentar o zk-SNARKs, um método de verificação de conhecimento zero que mantém as informações confidenciais privadas e mais seguras, em seu sistema de verificação de prova de reservas (PoR)”, disse o troca disse .
Zk-SNARK é uma ferramenta cripto para verificar ou provar certas informações sem realmente mostrar ou revelar o que é essa informação. A Binance também decidiu tornar o sistema zk-SNARK de código aberto, permitindo que qualquer pessoa revise o código. A equipe afirma que, ao tornar o sistema de código aberto, pode-se criar maior confiança na plataforma.