A Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo, anunciou sua decisão de descontinuar o suporte aos pares de negociação com o rublo russo (RUB). Ela acontecerá em sua plataforma até 31 de janeiro de 2024. Essa mudança é parte do plano de saída da Binance do mercado russo, após a venda de sua divisão local para a CommEX.
No início deste ano, a Binance vendeu sua exchange russa para a empresa local CommEX, após enfrentar investigações do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro dos EUA. As investigações giraram em torno de supostas facilitações de transações com entidades russas sancionadas após a invasão da Ucrânia.
Binance Anuncia Listagem de Novo Projeto de Altcoin em Plataforma Launchpool
A decisão faz parte da estratégia de saída da Binance do mercado russo após a venda de sua divisão local para a CommEX
Contudo, apesar da venda da divisão russa, a Binance continuou a permitir a negociação de rublos em sua plataforma peer-to-peer (P2P). Portanto, agora, a exchange está encerrando completamente o suporte ao RUB como parte de seus esforços para cumprir as regulamentações de forma mais ampla.
Os usuários ainda terão a opção de realizar negociações em rublos sem taxas na CommEX usando suas contas Binance. Antes do prazo de encerramento, a Binance permitirá que os usuários retirem seus rublos por meio de parceiros fiduciários. Poderão também converter em criptomoedas ou negociar no mercado à vista da Binance.
A Binance enfrentou investigações do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos EUA
Assim, essa decisão de remover o suporte ao rublo russo é mais um passo da Binance para reduzir seus serviços relacionados à Rússia, em meio ao aumento das sanções internacionais. Reguladores em todo o mundo têm pressionado as principais exchanges de criptomoedas centralizadas a reforçar medidas contra lavagem de dinheiro e a evitar violações de sanções.
A Binance enfrentou recentemente desafios regulatórios significativos. Em novembro de 2023, a exchange concordou em pagar US$ 3,4 bilhões em multas à OFAC devido a alegadas violações de vários programas de sanções. Como parte do acordo, a Binance se comprometeu a implementar medidas corretivas abrangentes. Isso inclui políticas e procedimentos de conformidade aprimorados, bem como a exigência de que todos os usuários passem pelo processo de KYC e análises regulares de clientes.