Em um processo judicial datado de 2 de outubro, um grupo de investidores, liderado por Nir Lahav, entrou com uma ação contra a exchange de criptomoedas Binance e seu CEO, Changpeng Zhao (CZ), sob alegações de estarem envolvidos em uma suposta conspiração que visava desestabilizar e provocar o colapso da falida FTX.
O processo foi apresentado no Tribunal Distrital dos EUA do Norte da Califórnia. A ação inclui várias infrações, como manipulação de mercado, concorrência desleal e violações das leis da Security Exchange Commission (SEC) dos EUA, com o intuito de monopolizar o mercado.
A acusação apresentou como prova vários tweets no período entre 6 a 9 de novembro de 2022, destacando que CZ orquestrou uma estratégia de isca e troca. A publicação de 6 de novembro, dá conta sobre o anúncio de CZ sobre a liquidação das participações da exchange do token FTT, ao afirmar que “revelações recentes que vieram à tona ”.
CZ tentou comprar a FTX, no entanto, cancelou a aquisição sob a alegação de possuir informações confidenciais, o que ocasionou a queda do token e danos às entidades da exchange falida.
No processo, o texto ainda destacou que esta ação teve o impulso devido ao descontentamento do CEO da Binance com a defesa de Sam Bankman-Fried, ex-CEO da FTX, relacionada à regulamentação do setor no país. O novo processo contra a exchange Binance exige julgamento e indenização por danos.
Em resposta ao processo, a binance disse que o caso não tem mérito e vão se defender vigorosamente contra esta ação.
Advogado XRP rebate especialista que atribuiu culpa pela queda da FTX à Binance
Um comentário recente no popular programa de TV “60 Minutes” sugeriu que as ações da exchange de criptomoedas Binance levaram à queda da falida FTX. Diante da declaração, o especialista do programa disse:
“Eles tinham um ótimo negócio real. Se ninguém tivesse caluniado o negócio, se não tivesse havido uma corrida aos depósitos dos clientes, eles ainda estariam ganhando muito dinheiro.”
O advogado de Ripple, John Deaton, criticou os comentários do especialista que sugeriram a culpa da Binance pela queda da exchange falida.
“Literalmente culpa @cz_binance dizendo que se ninguém tivesse lançado calúnias sobre o negócio que causou uma corrida aos bancos, a FTX estaria ganhando muito dinheiro hoje. Ele não pode ser tão estúpido”, escreveu.
Diante da polêmica gerada com o comentário e a crítica do advogado XRP, o CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), também comentou a publicação. O fundador da exchange afirmou: “Ele provavelmente está desejando que todos os outros sejam tão estúpidos, mas…”