A maior exchange de criptomoedas do mundo, a Binance, destacou recentemente o pioneirismo do Brasil relacionado aos fundos negociados em bolsa (ETFs) de criptomoedas. Em um relatório compartilhado com o PortalCripto, a Binance destacou que, no país, a criptomoeda Solana (SOL) alcançou um protagonismo em meio a um marco significativo para o setor após aprovação dos ETFs feita pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Em 7 de agosto, em um desenvolvimento importante na indústria de criptomoedas no Brasil, um ETF de Solana à vista foi aprovado no Brasil. O movimento foi bastante significativo no mercado de criptomoedas tendo em vista que este foi o primeiro ETF de Solana no Brasil e um dos primeiros no mundo. Com isso, o Brasil sai à frente dos Estados Unidos e lança um dos primeiros ETFs de Solana no mundo. Além disso, um segundo ETF foi aprovado em 21 de agosto e os dois ETFs começaram a negociação para o público institucional e de varejo.
A Binance destacou em sua nota que, com essas aprovações, o Brasil está reforçando sua posição como um dos mercados mais inovadores e diversificados de ETFs de criptomoedas no mundo. Guilherme Nazar, Vice-Presidente Regional da Binance para América Latina, destacou o pioneirismo do país em ETFs.
“O mercado brasileiro já demonstrou pioneirismo ao lançar ETFs criptoativos, e a aprovação de ETFs de Solana pela CVM reflete uma demanda dos investidores locais e contribui para o otimismo em torno da crescente adoção institucional de criptomoedas no país e no mundo. O Brasil se consolida como um dos mercados com grande potencial de crescimento no mundo e que tem um dos mercados de capitais mais pujantes”, disse.
Com a crescente regulamentação e avanços no mercado de criptomoedas brasileiro, o país vem se consolidado como um dos principais players no cenário global de ativos digitais, conquistando a atenção e atraindo investidores locais e internacionais.
“A regulação do mercado de criptoativos, sendo trabalhada pelo Banco Central, deve criar uma estrutura de normas que permita o crescimento ainda mais acelerado de usuários de ativos digitais ao conferir regras de proteção e segurança, ao mesmo tempo incentivando a continuidade da inovação”, complementou Nazar.
Os recentes movimentos colocam o Brasil sob os holofotes, caracterizando os desenvolvimentos importantes, bem como, a evolução do mercado de criptomoedas brasileiro.