A Binance, gigante corretora de criptomoedas, anunciou a contratação de um alto ex-funcionário da Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido como seu diretor global de política regulatória.
Steven McWhirter deixou o órgão regulador britânico após um mandato de mais de nove anos, em que ocupou vários cargos relacionados a fintech, segundo uma publicação do LinkedIn desta sexta-feira (08). Mais recentemente, ele também atuou como gerente de estratégia e engajamento na divisão de dados, tecnologia e inovação da FCA.
McWhirter havia também contribuído para a tão esperada Kalifa Review da UK Fintech, encomendada pelo chanceler britânico para identificar áreas estratégicas de desenvolvimento no setor de criptomoedas.
Tive muita sorte em meu tempo na FCA por estar envolvido em muitas iniciativas e debates de políticas nacionais, europeias e globais, particularmente em relação à regulamentação de tecnologia de serviços financeiros, onde trabalhar com muitos grandes reguladores, empresas e órgãos globais deu me um lugar ao lado do ringue durante um período fascinante na formulação de políticas”, escreveu McWhirter no LinkedIn.
A nomeação ocorre quando o CEO da Binance, Changpeng Zhao, foi visto recentemente cortejando uma influente reunião de funcionários do governo do Reino Unido em Westminster. McWhirter é o exemplo mais recente de um funcionário anteriormente empregado em uma entidade pública, como um banco central, governo ou órgão regulador, indo internamente para uma empresa de criptomoedas.
No início desta semana, de acordo com o portal The Block, o chefe de fintech do Banco da Inglaterra havia saído para ingressar na plataforma de custódia Fireblocks. No ano passado, a corretora de criptomoedas austríaca Bitpanda também contratou o ex-funcionário da FCA Matthias Bauer-Langgartner como seu diretor administrativo para o Reino Unido e Irlanda. Ao lado deles, o ex-chanceler do Reino Unido, Philip Hammond, também ingressou no Copper como consultor sênior no ano passado.
Embora do anúncio, a A Binance não deu maiores detalhes sobre a chegada de McWhirter até o momento de publicação desta matéria.