A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo em volume de mercado, está adotando novas restrições aos usuários sediados na Rússia, após as novas sanções impostas pela União Europeia aos russos, o quinto desde o início das barreiras comerciais.
Em comunicado oficial nesta quinta-feira (21), a Binance anunciou as limitações para cidadãos russos ou residentes na Rússia, restringindo essas pessoas de negociar se tiverem mais de 10.000 euros, ou US$ 10.800.
As contas restritas não podem mais depositar ou negociar usando as carteiras à vista, futuros e de custódia da Binance, bem como depósitos apostados e ganhos. Os novos bloqueios referem-se aos cidadãos russos, pessoas físicas residentes na Rússia e pessoas jurídicas sediadas na Rússia, segundo o comunicado.
As contas de cidadãos russos residentes fora da Rússia, conforme verificado com comprovante de endereço, e contas de cidadãos russos ou pessoas físicas residentes na Rússia, ou pessoas jurídicas estabelecidas na Rússia, que permaneçam abaixo de um valor total de 10.000 euros, permanecerão inalteradas e ativas”, avisou a Binance.
No entanto, a corretora de Changpeng Zhao também deixou claro que as pessoas físicas e jurídicas restritas com posições abertas de futuros ou derivativos terão 90 dias para fechar suas posições.
Além disso, no comunicado, a Binance observou que as medidas recém adotadas são “potencialmente restritivas para cidadãos russos normais” e que deve continuar liderando o setor na implementação dessas sanções, e acredita que todas as outras grandes exchanges devem seguir as mesmas regras em breve.
Anteriormente, Changpeng Zhao havia declarado que as corretoras de criptomoedas, como a Binance, deveriam cumprir as sanções de maneira semelhante às instituições financeiras tradicionais. O CEO afirmou que a Binance não ia congelar unilateralmente milhões de contas de usuários inocentes, devido a sanções ocidentais contra a Rússia, mas que seguiria o que fosse acordado em lei.
A União Europeia aprovou oficialmente o quinto pacote de medidas restritivas contra a Rússia no último dia 8, adotando uma série de restrições contra o governo russo em resposta aos conflitos contra a Ucrânia, iniciado em fevereiro. O pacote inclui a proibição de “serviços de ativos criptográficos de alto valor para a Rússia”.