A maior exchange de criptomoedas, a Binance, anunciou, em 6 de fevereiro que vai remover de sua plataforma a criptomoeda Monero (XMR). Além disso, em seu anúncio oficial, a exchange destacou que a remoção acontecerá em 20 de fevereiro, juntamente com Aragon (ANT), Multichain (MULTI) e Vai (VAI).
A exchange justificou a medida com base em análises feitas recentemente pela equipe: “Revisamos periodicamente cada ativo digital que listamos para garantir que ele continue atendendo ao alto nível de padrão que esperamos”.
“Com base em nossas análises mais recentes, decidimos remover e cessar a negociação de todos os pares de negociação para os seguintes tokens às 03:00 do dia 20/02/2024 (UTC): Aragon (ANT), Multichain (MULTI); Vai (VAI); Monero (XMR)”.
Os pares de negociação exatos que serão removidos são: ANT/BTC, ANT/USDT, MULTI/USDT, USDT/VAI, XMR/BNB, XMR/BTC, XMR/ETH, XMR/USDT.
Em seu comunicado, a Binance ressaltou que todas as ordens de negociação serão automaticamente removidas após o término da negociação em cada respectivo par de negociação. “Os depósitos desses tokens após 21/02/2024 às 03:00 (UTC) não serão creditados em sua conta. As retiradas desses tokens da Binance não serão suportadas após 20/05/2024 às 03:00 (UTC)”, explicou.
De acordo com a plataforma, os tokens excluídos poderão ser convertidos em stablecoins em nome dos usuários após 21/05/2024 às 03:00 (UTC).
Após o anúncio de deslistagem a criptomoeda Monero apresentou uma queda brusca em seu preço. No momento da publicação, o preço do Monero estava cotado em US$ 124,64 com baixa de 24.0% nas últimas 24 horas.
O que é Monero (XMR)?
Embora a descentralização e a segurança sejam premissas comuns entre as criptomoedas, Monero se destaca como uma das poucas que realmente promove a privacidade e o sigilo. Seu blockchain, que opera sob o consenso de prova de trabalho (PoW), se diferencia significativamente dos blockchains “transparentes” de criptos populares como Bitcoin e Ethereum.
O Monero (XMR) se destaca no universo das criptomoedas devido à sua ênfase no anonimato dos usuários, proporcionado por tecnologias avançadas de privacidade como assinaturas de anel, endereços ocultos e RingCT (transações confidenciais de anel). Esta criptomoeda é notável por ser a única entre as principais que assegura anonimato completo por padrão, mantendo ocultas informações sobre remetente, destinatário e valores transacionados.