A maior exchange de criptomoedas, a Binance, alertou recentemente em um comunicado oficial sobre “ataques globais de malware em andamento” que estão visando endereços de retirada de criptomoedas.
De acordo com a exchange, uma ameaça global está em andamento, em que um malware está alterando os endereços de retirada de criptomoedas dos usuários, levando a perdas financeiras significativas para as vítimas.
“Identificamos um problema global de malware que está impactando significativamente as transações de criptomoedas ao alterar endereços de retirada durante o processo de transação. Esse tipo de software malicioso, geralmente chamado de “malware Clipper”, intercepta dados armazenados na área de transferência, visando principalmente endereços de carteira de criptomoedas”.
A Binance explicou que, quando um usuário copia e cola um endereço de carteira para transferir criptomoedas, o malware substitui o endereço original por um designado pelo invasor. Se o usuário concluir a transferência sem perceber a alteração, a criptomoeda será enviada para a carteira do invasor, resultando em uma perda financeira para a vítima.
“O problema teve um pico notável de atividade, particularmente em 27 de agosto de 2024, levando a perdas financeiras significativas para os usuários afetados. O malware é frequentemente distribuído por meio de aplicativos e plugins não oficiais, especialmente em aplicativos Android e da web, mas os usuários do iOS também devem permanecer vigilantes. Muitos usuários instalam inadvertidamente esses aplicativos maliciosos enquanto procuram software em seus idiomas nativos ou por meio de canais não oficiais, geralmente devido a restrições em seus países”, destacou.
A plataforma ressaltou que sua equipe de segurança da Binance está identificando e colocando endereços suspeitos na lista negra, informando os usuários afetados e monitorando e neutralizando essas ameaças. “Recomendamos que os usuários verifiquem a autenticidade dos aplicativos e plugins, confiram novamente os endereços de retirada e se mantenham informados para se protegerem desse golpe” alertou.