Acreditando que a tecnologia blockchain é a melhor opção para atividades financeiras tradicionais (TradFi), o bilionário e dono do Dallas Mavericks, Mark Cuban, compartilhou recentemente sua visão sobre ao setor cripto e o sistema finaceiro tradicional, apontando as razões para crer que cripto é o melhor.
Para o investidor, o sistema cripto supera o bancário tradicional em diversos pontos, inclusive segurança e eficiência. Em seu Twitter, Cuban saiu em defesa do setor cripto ao responder um tweet que afirmava que “a criação de um CBDC é talvez a ideia financeira mais absurda da história da política monetária”.
Cuban então respondeu:
“Agora vamos discutir empréstimos tradicionais versus empréstimos criptográficos. É simplesmente uma questão de confiança e processo. No setor bancário, existem camadas e mais camadas de gerenciamento e sistemas para proteção contra corrupção, hacks de engenharia social e muito mais. Essas camadas adicionam custo, tempo, complexidade e, pior ainda, limitam o acesso a muitos que precisam. Na criptografia, existem contratos inteligentes transparentes com regras explícitas que estão disponíveis para qualquer pessoa”.
O bilionário complementou destacando que: “Ambos têm risco de hacking, mas os riscos de contratos inteligentes diminuem com o tempo. Nada disso é alterado por regulamentação ou requisitos de como os fundos são manuseados e armazenados. Na verdade, ambos tornarão as vantagens dos contratos inteligentes para finanças ainda mais fortes, permitindo que sejam mais seguros e uma solução melhor para muitas necessidades de empréstimos e finanças”.
Ainda na oportunidade, o investidor ressaltou que o sistema cripto precisa ser usado para ser compreendido. “Novamente, com a regulamentação Brightline, os consumidores podem ser protegidos e obter os benefícios da tecnologia. Você realmente precisa usá-la para entendê-la. Tente usar um contrato inteligente ou até mesmo usar o ChatGpt para resumir alguns para você. É tudo transparente. Mas descartá-lo sem ter pelo menos uma compreensão básica do que pode e não pode fazer é hipócrita”, finalizou.