Na Flórida, o governador Ron DeSantis alerta sobre os planos do presidente Joe Biden de “se livrar das criptomoedas”. DeSantis, um crítico ferrenho das moedas digitais centralizadas, defende as criptomoedas descentralizadas e trabalha para proteger o estado contra qualquer tentativa de implementação de uma moeda digital do banco central.
DeSantis declarou que o governo da Flórida rejeita a ideia de uma moeda digital do banco central e criticou a postura do governo Biden em relação às criptomoedas. Ele acredita que a intenção por trás dessa postura é garantir maior controle e vigilância sobre as transações financeiras dos cidadãos.
O governador anunciou a proposta de uma legislação na Flórida que proibiria moedas digitais centralizadas no estado. Esta legislação, que pode ser aprovada nas próximas semanas, tem como objetivo oferecer proteção preventiva contra a implementação de uma moeda digital do banco central dos EUA.
DeSantis também mencionou a atual discussão sobre a repressão do setor cripto pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) e a disputa entre a exchange de criptomoedas Coinbase e o regulador em busca de regras mais claras.
O governador da Flórida afirmou que o estado apoia a liberdade de escolha dos cidadãos em investir em criptomoedas descentralizadas e está trabalhando em formas de permitir que os floridianos paguem impostos com criptoativos.
A administração Biden tem desenvolvido objetivos de política para um possível sistema de moeda digital do banco central (CBDC) nos EUA, com o Federal Reserve e o Departamento do Tesouro conduzindo pesquisas na área.