A blockchain de camada 1, Berachain, lançará seu inovador sistema de “Prova de Liquidez” (PoL), em 24 de março. A medida marca o início da fase 1 de sua governança on-chain, um passo significativo para a descentralização do fornecimento do token de governança da Berachain (BGT).
Em meio ao lançamento na rede, o preço do token BERA, disparou quase 5% hoje. No momento da publicação, o preço do Berachain estava cotado em US$ 7,04 com alta de 4.6% nas últimas 24 horas. Ocupando a 108º colocação no ranking geral de criptomoedas, BERA tem uma capitalização de mercado de US$ 758.4 milhões.

“Tudo muda na segunda-feira. Em 24 de março, o PoL entra em operação e a governança prossegue para a Fase 1. Os incentivos começam a fluir. Novos cofres começam a receber emissões. Aqui está o que muda e o que vem a seguir”, anunciou.
A PoL representa uma mudança fundamental na forma como a segurança e a governança da rede Berachain são estruturadas. Em vez do modelo tradicional de “prova de participação” (PoS), onde os usuários bloqueiam tokens para validar transações, a Berachain incentiva o fornecimento de liquidez para pools DeFi. Essa liquidez, por sua vez, gera o BGT, um token não transferível usado para governança e para direcionar recompensas.
“Fase 0 → Fase 1 PoL começou com uma implementação limitada dentro dos pools BEX, para descentralizar suficientemente o fornecimento de BGT para governança on-chain. Em preparação para segunda-feira, os contratos foram atualizados para dar suporte à distribuição de incentivos entre usuários, aplicativos e validadores”.
De forma específica, o sistema PoL da Berachain realiza a distribuição do token de governança nativo (BGT) para provedores de liquidez, permitindo assim que os usuários que contribuem com liquidez para a plataforma participem ativamente da tomada de decisões da rede.
“Segunda-feira, 24 de março Na segunda-feira, os cofres de recompensas da lista de permissões dos protocolos do Lote 1 poderão começar a direcionar incentivos para validadores e usuários. Isso dá início à verdadeira Prova de Liquidez com aplicativos competindo por emissões para impulsionar o crescimento do usuário”, destacou.
Vale lembrar que Berachain, reconhecida como uma das blockchains mais inovadoras de 2025, teve seu lançamento oficial, em 6 de fevereiro, com listagem de $BERA nas principais exchanges de criptomoedas, como Binance, ByBit, Gate.io, BitGet, MEC, BingX, entre outras.
Berachain é uma blockchain de camada 1 construída com base no framework Cosmos SDK, que exibe notável compatibilidade com a Máquina Virtual Ethereum. Operando com o inovador mecanismo de consenso Proof of Liquidity, a Berachain aborda eficientemente dois desafios significativos: liquidez e descentralização da rede.