O Barcelona FC pode ser o mais recente clube de futebol a lançar sua criptomoeda nativa, de acordo com comentários do presidente do clube, Juan Laporta. Espera-se que este desenvolvimento coloque o gigante do futebol em posição de competir com outros clubes globalmente.
O Barcelona tem lutado para competir financeiramente com a maioria dos principais pesos pesados do futebol na Europa devido à sua dívida de mais de 1,35 bilhão de euros. Isso impactou o clube com a equipe perdendo seu craque Lionel Messi para o Paris Saint Germain (PSG) em 2021. No entanto, isso pode mudar com o clube procurando alavancar criptomoedas. Falando no Mobile World Congress em Barcelona, Laporta observou que o clube começou a dar passos significativos para o lançamento de sua moeda digital nativa.
“Queremos criar nossa criptomoeda e temos que fazer isso nós mesmos. No entanto, somos diferentes porque sobrevivemos financeiramente do que podemos gerar através da indústria esportiva. No entanto, não temos grandes corporações ou acionistas atrás de nós. Isso nos obriga a ser imaginativos, inovadores, corajosos e estar um passo à frente em muitas áreas que envolvem a indústria do esporte”, afirmou Laporta.
O presidente do clube também observou que o clube espera apresentar seu primeiro conjunto de NFTs em breve. Ele acredita que isso ajudará o clube a atender às suas necessidades financeiras e a reduzir as dívidas incorridas ao administrar o clube. Ele garantiu ainda aos presentes que os torcedores e jogadores do Barcelona também fazem parte do projeto e, como um clube moderno, o Barça deve estar disposto a alavancar as NFTs.
Este último movimento não é surpresa, pois o Barcelona havia rejeitado anteriormente ofertas de parceria com outras empresas de criptomoedas para lançar uma moeda digital. A posição oficial era de que o clube estava pensando em desenvolver seu token nativo.