O Banco da Inglaterra (BoE) decidiu interromper as operações da filial do Reino Unido do Silicon Valley Bank (SVB UK), alegando que o banco tem uma “presença limitada” no país e não desempenha uma “função crítica” de suporte ao sistema financeiro.
Segundo o BoE, o SVB UK “deixará de realizar pagamentos ou receber depósitos”, já que a instituição pretende recorrer aos tribunais para colocar o banco em um “Procedimento de Insolvência Bancária”. Essa medida foi tomada após o Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia ter fechado o SVB.
O BoE explicou que o procedimento de insolvência bancária significa que os “depositantes elegíveis” serão reembolsados pelo Esquema de Compensação de Serviços Financeiros até o “limite protegido” de £ 85.000 (cerca de US$ 102.288) ou até £ 170.000 (cerca de US$ 204.577) para contas conjuntas, o mais rápido possível.
No entanto, a Coalition for a Digital Economy, uma organização sem fins lucrativos do Reino Unido que faz campanha por políticas de apoio a startups digitais, afirmou que há um “grande número” de startups e investidores no ecossistema que têm “exposição significativa” ao SVB UK e que estão “muito preocupados”.