O banco central da Rússia está planejando proibir investimentos de criptomoedas, isso está aumentando a desconfiança que já vem de longa data no país em relação ao Bitcoin e outros ativos digitais. Basicamente o Banco Central que proibir as transações futuras, mas os atuais detentores não seriam forçados a vender suas participações.
As criptomoedas, de acordo com as autoridades russas, podem ser usadas para lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. De acordo com a Reuters, a posição atual do banco em relação à criptomoeda é de “Rejeição Total”.
Embora ainda seja ilegal na Rússia realizar transações de criptomoedas, uma nova emenda tornou permitido investir e comprar criptomoedas por meio de bolsas.
Qualquer uma dessas limitações pode sufocar o atual boom de investimentos de varejo da Rússia, que viu 15 milhões de russos criarem contas de corretagem nos últimos anos, de acordo com estimativas do Banco Central.
O regulador já agiu rapidamente para restringir o acesso a outros tipos de produtos de investimento de risco, antecipando que a baixa cultura financeira da Rússia e o forte marketing de corretagem podem levar os consumidores a serem atraídos para investimentos de alto risco. Se quiserem investir em itens como opções e derivativos, os investidores de varejo devem fazer uma série de exames.
Elvira Nabiullina, a governadora do Banco Central da Rússia, aumentou o medo, a incerteza e a dúvida (FUD) em torno do atual estado de criptografia do país em uma entrevista coletiva na sexta-feira. Quando questionado sobre a ascensão dos ativos digitais, Nabiullina disse o seguinte, de acordo com finmarket.ru, uma agência de notícias local:
“Você sabe que nossa atitude em relação às criptomoedas é, para dizer o mínimo, ceticismo. Relacionados a isso estão os riscos significativos para investidores de varejo e a volatilidade substancial desse tipo de ativo. Além disso, as criptomoedas são opacas, pois são frequentemente utilizadas para operações ilegais ou de natureza criminosa. Portanto, não podemos acolher investimentos neles. Procuramos evitar que a infraestrutura financeira russa use transações criptográficas. Isso é bastante factível. ”
Mineiros ilegais
Um membro da câmara do parlamento, Andrey Lugovoy, ameaçou os mineiros com prisão se eles conectassem seus equipamentos à rede elétrica sem permissão.
Lugovoy revelou em novembro que seu partido nacionalista, o Partido Liberal Democrático da Rússia, está se preparando para apresentar um projeto de lei para governar a mineração de criptografia. Segundo o parlamentar, a aprovação da legislação ajudará os russos, o Estado e os empresários que desejam se engajar legitimamente nos negócios.
Ele agora acrescentou, em uma entrevista ao canal de notícias online russo Lenta.ru, que a regulamentação da mineração faz sentido. Além de cobrar das mineradoras preços variáveis de energia, o deputado acredita que seus lucros deveriam ser tributados após a dedução do custo da energia consumida e de outras despesas, como mão de obra. Lugovoy acusou os mineiros de evitar o pagamento de impostos usando eletricidade subsidiada e de baixo custo.