O Banco Central Europeu divulgou um novo documento sobre o euro digital, revelando uma grande análise técnica de um potencial CBDC europeu e sua posição no sistema financeiro existente.
O documento de trabalho divulgado nesta sexta-feira (13) estudou questões como intermediação financeira, opções de pagamento e privacidade na economia digital, fornecendo um grande número de conclusões baseadas em algoritmos relacionadas.
O estudo apontou que um “CBDC anônimo” é preferível aos pagamentos digitais tradicionais, como depósitos bancários, mas “pode ser suplantado” por moedas digitais ou tokens de pagamento emitidos por gigantes da tecnologia.
Esse risco seria particularmente tangível se essas plataformas competirem com os bancos no mercado de serviços financeiros. No entanto, uma opção para recursos de compartilhamento de dados pode resultar em uma adoção geral do CBDC”, apontou o documento do BCE.
De acordo com o Banco Central Europeu, um dos principais problemas do dinheiro é que ele não pode ser usado para transições online mais eficientes, enquanto ainda preserva o anonimato. Um contraponto também levando pelo banco foi que os depósitos bancários podem ser usados online, mas não fornecem anonimato suficiente.
As moedas digitais emitidas por plataformas de tecnologia permitem que os comerciantes se escondam dos bancos, mas permitem que as plataformas sufoquem a concorrência, concluiu o BCE. Contudo, o Banco Central Europeu continua entusiasmado com seu projeto de moeda digital do banco central (CBDC), apesar de os europeus aparentemente não se sentirem muito positivos em relação ao euro digital.
Um instrumento de pagamento digital independente, uma CBDC, que permite que os agentes compartilhem seus dados de pagamento com partes selecionadas pode superar todos os atritos. A introdução de uma CBDC com anonimato permite que os comerciantes impeçam os bancos de extrair informações dos fluxos de pagamento”, apontou o BCE.
Enquanto o BCE continua promovendo o euro digital, com recursos habilitados para anonimato, os europeus não estão muito otimistas sobre qualquer CBDC. Tanto que o feedback do público em uma consulta sobre o euro digital, a maioria dos europeus se mostram contra a adoção de uma CBDC na União Europeia.