O Banco Central do Canadá anunciou que fará uma parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, para o lançamento de um projeto de pesquisa de doze meses sobre moeda digital do banco central, o CBDC canadense. O estudo informará à instituição financeira sobre os potenciais méritos do produto e sua possível implementação na rede monetária do país.
Segundo o anúncio, o banco central do Canadá se juntou a outros países que também já estão explorando ativamente os CBDCs. Por isso, fez a parceria com o MIT em um projeto de pesquisa de um ano para explorar como “as tecnologias avançadas podem afetar o design potencial de um CBDC”.
A iniciativa faz parte da agenda de desenvolvimento mais ampla do banco em criptomoedas e fintech. A instituição disse que o experimento seguirá como o CBDC interage com o sistema financeiro. No entanto, se um CBDC será introduzido no Canadá ou não ainda é incerto, já que este é apenas um projeto de pesquisa sem acompanhamento. O banco central informou que fornecerá mais detalhes sobre o resultado ao final do experimento.
O CBDC é a forma digital da moeda tradicional de um país. Ao contrário da natureza descentralizada dos ativos digitais privados, ela é totalmente controlada pelas autoridades governamentais. Como tal, não é de admirar que vários políticos tenham argumentado que o produto financeiro será uma opção melhor do que a criptomoeda.
Como, por exemplo, foi feito pela gerente-diretora do FMI, Kristalina Georgieva, que no mês passado, sugeriu que um CBDC “prudente” poderia ser mais seguro do que o Bitcoin e as altcoins, que são “sem suporte” e “inerentemente voláteis”.
Quem também teceu comentários acerca dos CBDCs foi o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que afirmou que um CBDC indiano pode fortalecer a economia digital nos próximos anos e revolucionar o setor de fintech.
Quênia e Coreia do Sul, no ano passado, também afirmaram que estariam desenvolvendo estudos sobre o potencial uso de um CBDC em seus respectivos países, no entanto, ambos ainda não foram finalizados.