O Banco Central da Rússia está analisando a possibilidade de aceitar pagamento em criptomoedas, afirmou um funcionário nesta terça-feira para Reuters reports. O anúncio ocorre quando vários departamentos e legisladores se reúnem para preparar uma nova versão de uma lei de moeda digital.
De acordo com o relatório, a primeira vice-governadora do Banco Central, Ksenia Yudaeva, declarou à mídia russa hoje terça-feira que “em princípio, não nos opomos ao uso de criptomoedas em transações internacionais”.
No entanto, Ksenia Yudaeva esclareceu que o Banco Central acredita que as criptomoedas criavam “grandes riscos” para os cidadãos russos e a infraestrutura financeira da Rússia. O Banco Central havia recomendado anteriormente uma proibição geral de criptomoedas. O anúncio veio quando os legisladores preparam uma nova lei para regulamentar as moedas digitais.
O governo está tentando substituir o dólares americano e o euros por pagamentos internacionais e está considerando várias opções, incluindo o uso de rublos e outras formas de pagamento para facilitar que países politicamente amigáveis ao governo da Rússia possam paguem por mercadorias.
Inclusive em março, Pavel Zavalny, chefe do Comitê Parlamentar de Energia, disse que a Rússia estaria aberta a aceitar pagamentos em Bitcoin (BTC) para exportações de energia.