O banco central norueguês atingiu um marco significativo em suas iniciativas de moeda digital ao publicar o código-fonte aberto para a sandbox de moeda digital do banco central do país (CBDC). Como Nahmii, parceiro oficial de CBDC do Norges Bank, disse em uma postagem no blog, o sandbox está disponível no GitHub e foi projetado para fornecer uma interface interativa com a rede de teste, permitindo funções como cunhagem, gravação e transferência de tokens ERC-20.
Nahmii enfatizou que a versão atual do código não suporta a carteira Ethereum da MetaMask e que apenas usuários com as credenciais corretas podem acessá-la de forma privada. Além de implementar contratos inteligentes e controle de acesso adequado, a sandbox do Norges Bank inclui uma interface de usuário personalizada e ferramentas de monitoramento de rede, como BlockScout e Grafana. Nahmii observa que a interface do usuário também exibe um resumo que filtra as transações na rede.
Na sexta-feira, o Norges Bank anunciou no Twitter que a infraestrutura do protótipo CBDC da Noruega é construída com a tecnologia Ethereum.
Norges mencionou anteriormente o Ethereum em um post de blog relacionado ao CBDC em maio. A Norges anunciou oficialmente planos para realizar testes de CBDC em abril passado, na esperança de encontrar uma solução. CBDC preferido por adotar diferentes designs por um período de 2 anos.