Alegando uma “pandemia de golpes” e visando proteger seus clientes, o National Australia Bank (NAB) informou que vai bloquear transações de exchanges de criptomoedas consideradas de “alto risco”.
“A partir de 18 de julho de 2023, estamos introduzindo novas proteções ao cliente, recusando algumas transações feitas em exchanges de criptomoedas de alto risco”, disse em nota.
No entanto, a instituição bancária não informou em seu comunicado quais são as exchanges de criptomoedas que foram identificou como de alto risco.
Para embasar sua decisão, o banco destacou que os australianos perderam mais de $ 221 milhões para os golpes com criptomoedas.
“A Austrália está passando por uma epidemia de golpes. Os golpes de criptomoeda são uma das ameaças de crescimento mais rápido que vemos impactando nossos clientes, com os australianos perdendo mais de $ 221 milhões para esses golpes, abre em nova janela ano passado.
Os golpistas costumam usar trocas de criptomoedas porque elas podem não ser regulamentadas com eficácia, as transações são mais difíceis de rastrear e recuperar e oferecem a capacidade de fazer transferências de dinheiro para destinos internacionais e domésticos muito rapidamente”, destacou.
O banco australiano ainda ressaltou que os usuários que utilizam esses métodos de pagamento atualmente enfrentam um maior risco de serem enganados.
“Como resultado, introduzimos essas alterações para restringir as transações feitas em certas trocas de criptomoedas para proteger nossos clientes desses golpes”, justificou.
Vale lembrar que também alegando proteção de seus clientes contra golpes, o banco australiano, Commonwealth Bank of Australia, informou, 8 de junho, sobre novas medidas para limitar o envio de dinheiro por parte dos seus clientes para trocas de criptomoedas.
“O Commonwealth Bank introduziu hoje novas medidas para ajudar a proteger os clientes contra riscos de golpes associados a certos pagamentos para exchanges de criptomoedas”, informou em um comunicado.
De acordo com a instituição bancária, a CBA recusará ou reterá por 24 horas determinados pagamentos para exchanges de criptomoedas, segundo informou o banco na época.