O blockchain Ethereum está programado para passar por uma das modificações mais importantes desde sua concepção, pois muda do consenso de mineração de prova de trabalho para prova de participação (PoS). A data da fusão está marcada para 15 de setembro, após a integração bem-sucedida do testnet Goerli – a fusão final do testnet antes da transferência real. Após o anúncio da data da fusão, o ETH teve uma alta em julho, subindo para uma nova alta de seis meses de mais de US$ 2.000, mas falhando em se consolidar na resistência crucial.
No entanto, os investidores precisam ter cuidado com a atual onda FOMO para ETH, considerando indicadores on-chain que negociam Ethereum. De acordo com dados da empresa de análise de blockchain Santiment, a diferença entre as 10 principais carteiras que não possuem ETH nas maiores exchanges e as carteiras ETH nas principais exchanges está diminuindo gradualmente. Nos últimos três meses, muitas carteiras de baleias com grandes participações enviaram quantidades significativas de ETH para exchanges. Onde as carteiras sem troca caíram 11% e as carteiras baseadas em troca aumentaram 78%.
O influxo de criptomoedas nas exchanges geralmente sinaliza um sentimento sombrio e é frequentemente feito por traders que desejam lucrar com a venda de seus tokens, o que implica que as baleias esperam que o preço caia em um futuro próximo. Muitos analistas de mercado acreditam que a Fusão será um caso de “compre o boato, venda a notícia”. Se uma excelente notícia for prevista em algum momento no futuro, o preço geralmente aumentará em antecipação a essa data, mas nem sempre depois.
O mercado subiu após a confirmação da data da fusão, embora possa eventualmente cair de preço após o importante evento. O evento de 15 de setembro é significativo para o Ethereum, no entanto, The Merge representa apenas uma mudança no consenso de mineração. Após a conclusão da terceira fase, os principais benefícios, como maior capacidade de transação, taxas de gás mais baixas e uso reduzido de energia, serão alcançados.