O JPMorgan destacou sua crença de que o recente aviso de Wells da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA para a exchange de criptomoedas Robinhood relacionado à supostas ofertas de títulos não registrados provavelmente não irá impedir a potencial aprovação de fundos negociados em bolsa (ETFs) baseados em Ethereum à vista, de acordo com informações do The Block, em 9 de maio.
Analistas do JPMorgan, liderados por Nikolaos Panigirtzoglou, destacaram a visão otimista em um relatório divulgado em 8 de maio. “Em nossa opinião, não parece que o aviso do Wells deva representar um obstáculo para uma eventual aprovação pela SEC do Ethereum à vista. Ethereum ETFs, embora talvez não tão cedo quanto este mês”, escreveram.
“O modelo provavelmente será semelhante ao bitcoin: com ETFs Ethereum baseados em futuros já aprovados, a SEC ( se negar a aprovação de ETFs Ethereum à vista) provavelmente enfrentará um desafio legal e eventualmente perderá.”
Cabe destacar que, em mais uma novela sobre a repressão regulatória na indústria de criptomoedas nos EUA, a exchange Robinhood recebeu recentemente um aviso de Wells da SEC. O aviso enviado, em 4 de maio, significa que os funcionários da Agência vão recomendar que a SEC tome medidas coercivas contra a Robinhood. A plataforma de negociação externou sua clara decepção com a decisão do regulador, ressaltando seus esforços na busca por uma clareza regulatória, bem como, destacou que acredita que os ativos listados na plataforma não são valores mobiliários.
Ainda conforme a publicação, os especialistas sugeriram no relatório que o recente aviso de Wells parece ser uma ação contínua do regulador visando reforçar sua posição de que as criptomoedas, com a exceção do Bitcoin e Ethereum, deveriam ser classificadas como títulos.
Gary Gensler, da SEC, evita falar sobre status do Ethereum como título
Em uma recente entrevista na CNBC, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), Gary Gensler, optou por não categorizar o Ethereum diretamente como uma mercadoria ou um título. Em vez disso, Gensler destacou a importância de proteger os investidores americanos e abordou as condutas dos intermediários no espaço cripto.
“O que posso dizer é que a minha preocupação central é: como podemos proteger o investidor americano? Atualmente, eles não estão recebendo as informações que são devidamente exigidas”, declarou Gensler ao responder uma pergunta de Andrew Ross Sorkin no programa “Squawk Box”.
No momento da publicação, o preço do Ethereum estava cotado em US$ 2.966,63 com baixa de 0.1% nas últimas 24 horas.