Os desenvolvedores do Avalanche atualizaram o AvalancheGo – a implementação de software do blockchain na linguagem de programação Go – para “Banff 5”.
A atualização é crítica para a rede Avalanche, pois introduz um protocolo de comunicação para blockchains baseados em Avalanche (chamados de sub- redes) conhecido como Avalanche Warp Messaging. O recurso permitirá que as sub-redes compartilhem dados e criptoativos entre si em um esforço para tornar o ecossistema blockchain Avalanche mais útil para os desenvolvedores.
Como vai funcionar a interoperabilidade de sub-rede do Avalanche
Antes da atualização, o Avalanche já permitia que os desenvolvedores escrevessem blockchains ou sub-redes personalizados para diferentes casos de uso nas linguagens de programação Go e Rust. No entanto, essas sub-redes não podiam se comunicar umas com as outras até agora sem o uso de sistemas de ponte complexos, o que significa que elas permaneceram amplamente isoladas umas das outras.
É aqui que o Banff 5 entra com o Avalanche Warp Messaging para permitir o que é descrito como “comunicação nativa contínua” entre sub-redes para transferir ativos ou dados entre diferentes sub-redes.
A atualização elimina a necessidade de projetos de sub-rede individuais implantarem e gerenciarem suas próprias pontes. O mecanismo também tem o potencial de abrir a porta para novos casos de uso, como staking de tokens em cadeia cruzada, disse a equipe do Avalanche.
“O Avalanche Warp Messaging (AWM) é o catalisador que desencadeará uma explosão cambriana no desenvolvimento da sub-rede Avalanche”, disse Patrick O’Grady, chefe de engenharia da Ava Labs. “Com esta versão, você pode lançar seu próprio blockchain baseado em Go ou Rust e recompensar qualquer nó que apostar seu próprio token para validá-lo, enquanto interopera nativamente com um ecossistema de outros construtores fazendo a mesma coisa.”
As mensagens de sub-rede empregam o uso de uma ferramenta de criptografia avançada chamada “BLS multi-assinaturas” para verificar mensagens e dados nas cadeias. Para fazer uso do protocolo, os validadores de segurança de qualquer sub-rede podem gerar uma assinatura BLS que atesta a solicitação de envio de ativos ou dados para outra sub-rede. A mesma mensagem pode ser verificada por quaisquer outras sub-redes no ecossistema Avalanche para iniciar a transferência nativa de dados ou ativos. Ava Labs disse que fez a primeira mensagem nativa de sub-rede para sub-rede na quinta-feira.