Não é nenhum segredo que uma grande parte da adoção global de criptomoedas está sendo impulsionada por transações P2P em plataformas de câmbio em países em desenvolvimento, mesmo que os governos nesses mercados emergentes continuem a permanecer abertamente céticos em relação à nova classe de ativos.
O Paquistão não é estranho a este cenário, já que o governo do país ainda não lançou um conjunto de regras ou diretrizes relativas ao investimento e uso de criptomoedas. Em 2018, o Banco do Estado do país emitiu um alerta contra o uso de criptomoedas, ao mesmo tempo que proibia os bancos de se dedicarem a ativos digitais de qualquer forma.
Na verdade, foi apenas em 2020 que um dos tribunais do país aprovou uma ordem proibindo as autoridades de prender detentores de Bitcoins, a menos que eles se envolvessem em atividades ilegais, como lavagem de dinheiro. Mesmo assim, o cenário regulatório do país permaneceu ambíguo, na melhor das hipóteses. No entanto, alguns entusiastas das criptomoedas no país estão se esforçando para mudar isso, desafiando as autoridades financeiras sobre a falta de clareza regulatória.
Waqar Zaka, um ex-apresentador de TV e proeminente defensor da criptomoeda abriu um processo solicitando aos tribunais que investiguem a Comissão de Valores Mobiliários do Paquistão para permitir que ele lance a primeira Exchanger de criptomoeda local e regulamentada do Paquistão, TenUp. Zaka há muito tempo educa seus concidadãos sobre os méritos do comércio de criptomoedas e antes alegava que o Binance era uma opção viável para comerciantes entusiasmados.
No entanto, ao perceber que Binance era uma Exchanger não credenciada e não regulamentada sem um escritório permanente, o defensor das criptomoedas abordou o tribunal para obter uma ordem contra sites internacionais não regulamentados, como o Binance. O tribunal solicitou então à Federal Investigation Agency (FIA) que tomasse medidas contra todas as Exchangers não regulamentadas para evitar fraudes.
19th OCT. will be an important date-
My objective is to bring all international crypto exchanges in Pakistan , get them registered at SECP , make them open an office here and these foreign exchanges should pay taxes along with Pakistanis getting a chance to launch their business pic.twitter.com/AYtDTOfp5U— Waqar Zaka (@ZakaWaqar) October 9, 2021
O caso referente à aprovação do TenUp deve ser ouvido no Tribunal Superior de Sindh (SHC) em 19 de outubro, embora os tribunais já estejam investigando as autoridades federais sobre a falta de clareza de cripto no país.
No início deste mês, o SHC interrogou o Departamento de Finanças, o Banco do Estado do Paquistão, o Departamento de Finanças e o SECP sobre por que as criptomoedas não eram permitidas no país, ao mesmo tempo que os orientou a auxiliar o tribunal sobre como podem ser regulamentadas. Além disso, o tribunal até mesmo observou que as transações criptográficas eram agora um modo viável de transações comerciais em todo o mundo, e o Paquistão também deveria agir para proteger os investidores contra fraudes por meio de regulamentações adequadas.
Da mesma forma, o Tribunal Superior de Lahore em 9 de outubro instruiu o governo federal a informá-lo se o Banco Estadual do Paquistão, SBP, estabeleceu alguma lei ou regra para regular a criptomoeda no país.
O mercado de criptomoedas do país registrou um aumento meteórico de 711% no ano passado, de acordo com um relatório recente da Chainalysis, que o colocou em terceiro lugar em termos de adoção de criptomoedas.