A Austrália anunciou que está muito próxima de receber seu primeiro conjunto de fundos negociados em bolsa, os ETFs, de criptomoedas. A expectativa inicial era para que fossem lançado no mês passado, porém houve um atraso segundo a imprensa local.
Agora, três novos ETFs serão listados na corretora Cboe na próxima quinta-feira (12) para acompanhar o desempenho do bitcoin e do ethereum, de acordo com o braço australiano da corretora.
Os produtos são chamados de Cosmos Purpose Bitcoin Access ETF, ETFS 21Shares Bitcoin ETF e ETFS 21Shares Ethereum ETF, e são desenvolvidos pelos gestores de fundos da Cosmos Asset Management e pela ETF Securities.
Os fundos de criptomoedas da ETF Securities foram desenvolvidos em colaboração com a 21Shares, sediada na Suíça. A aliança permitirá que a ETF Securities execute os produtos, enquanto a 21Shares fornece suporte operacional e de pesquisa.
Os ETFs estavam originalmente programados para começar a ser negociados no último dia 27 de abril, após a ASX Clear, principal reguladora do mercado de capitais da Austrália, dar sinal verde para as negociações de ETFs. contudo, a listagem foi adiada um dia antes da data prevista para 12 de maio devido a um problema que pegou todos de surpresa.
Na época do adiamento, a imprensa local apontou que o atraso foi causado por um corretor principal não revelado, mas “poderoso”, que bloqueou o lançamento dos fundos na Cboe devido à natureza controversa e volátil do mercado de criptomoedas.
A Cboe e os criadores de mercado relevantes tiveram então que garantir outro corretor durante o atraso de duas semanas, pois não conseguiram convencer o primeiro a mudar sua posição sobre o assunto.
O atraso também deu espaço para o emissor canadense de ETF 3iQ Digital Asset Management se juntasse à formação. Em 3 de maio, a empresa com sede em Toronto se inscreveu para oferecer dois fundos de criptomoedas a investidores australianos. Se aprovados, os produtos 3iQ, apelidados de BT3Q e ET3Q, também serão negociados na Cboe enquanto rastreiam o desempenho do bitcoin e do ethereum.