Os volumes negociações em corretoras descentralizadas (DEX) estão aumentando à medida que a queda no preço do Bitcoin motiva alguns negociantes a mover o capital para contabilizar lucros e ganhar taxas com DeFi.
As finanças descentralizadas (DeFi) começaram 2021 tomando o setor de criptomoedas de assalto e ajudando a acelerar o ciclo de alta do mercado, à medida que os comerciantes capitalizavam maneiras de negociar facilmente criptomoedas e ganhar altos rendimentos em suas pilhas de hodl.
Eventualmente, as altas taxas na rede Ethereum (ETH) e algumas vendas de mercado acentuadas ajudaram a contribuir para uma retração nos preços de token e transações DeFi começando no final de fevereiro, mas essa tendência parece ter se revertido na semana passada, com a atividade descentralizada as trocas estão mais uma vez em alta.
Como visto no gráfico acima, o volume de câmbio descentralizado (DEX) disparou no final de fevereiro, seguido por uma tendência de baixa durante a primeira semana de abril, que viu o volume total negociado em todos os DEXs cair para US $ 603 milhões em 4 de abril.
O aumento de usuários em meados de março foi em parte devido à explosão na popularidade de tokens não fungíveis (NFTs), e o fim desse frenesi é marcado por uma queda vertiginosa de usuários observada entre 26 e 27 de março.
Queda do Bitcoin aumentam atividade em corretoras descentralizadas (DEX)
Uma possível explicação para o pico de atividade em DEXs nas últimas semanas pode ser encontrada comparando os gráficos de volume com o gráfico de preço do Bitcoin (BTC), o que indica uma possível correlação entre uma queda no preço do BTC e o aumento da atividade de negociação.
Como o preço do Bitcoin caiu de 6 a 8 de abril, o volume de DEX começou a aumentar e atingiu um pico em 7 de abril, exatamente quando o preço do BTC estava chegando ao fundo do poço e se preparando para subir ainda mais.
Depois que o preço do Bitcoin atingiu um pico de U$ 64.840 em 14 de abril, ele caiu em uma tendência de baixa que continuou até 24 de abril, já que o ativo permanece abaixo de U$ 50.000.
O volume de DEX teve um aumento substancial a partir de 18 de abril, o mesmo dia em que o Bitcoin sofreu uma queda de 16% no preço de U$ 60.900 para U$ 50.500 e permaneceu elevado desde então, indicando que os comerciantes podem estar mudando de Bitcoin para altcoins como a criptomoeda principal trabalha seu caminho através do que os traders esperam que seja uma breve fase corretiva.
Conforme visto no gráfico acima, o volume diário de DEX atingiu seu nível mais alto nas semanas em 22 de abril, quando o Bitcoin e o mercado de criptomoedas sofreram uma queda significativa que viu a capitalização de mercado total cair em mais de U$ 324 milhões.
Com o Bitcoin agora lutando para recuperar o nível de suporte de U$ 50.000 e a maioria do mercado de altcoin agora a preços de liquidação após a queda das altas recentes, a atividade de câmbio descentralizada pode sugerir uma temporada de altcoin se aproximando, historicamente, conforme o Bitcoin busca direção após um recuo de uma nova alta.