O blockchain Cardano (ADA) sofreu um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS), em 25 de junho, em que o invasor tentou roubar tokens depositados na rede, mas não teve sucesso. DDoS é um tipo de ataque em que o invasor realiza a inundação de um servidor (ou blockchain) com tráfego de spam no intuito de conseguir impedir que os usuários possam acessar serviços e sites online conectados.
O ataque DDoS no Cardano, realizado na noite de ontem, não teve sucesso e foi impedido antes mesmo que qualquer dano fosse causado aos usuários, e a rede seguiu operando normalmente.
Ao comentar sobre o ocorrido, o diretor de tecnologia da Fluid Token, @ElRaulito_cnft no X, informou que o ataque iniciou no bloco 10.487.530, com cada transação executando 194 contratos inteligentes. Em sua tentativa, o criminoso gastou 0,9 tokens ADA em cada transação, além de preencher os blocos com diversas transações no intuito de estressar a rede.
“No Bloco 10.487.530, iniciou-se um ataque à rede Cardano. Cada transação executa 194 contratos inteligentes. O invasor está gastando 0,9 ADA por transação. Eles estão preenchendo cada bloco com muitas dessas transações. Os contratos inteligentes utilizados são do tipo REWARD. Dessa forma, eles podem enviar grandes transações gastando o mínimo possível. O ataque ainda não parou”, observou.
On Block 10,487,530, an attack on the Cardano network began.
🐛 Each transaction executes 194 smart contracts.
🐛 The attacker is spending 0.9 ADA per transaction.
🐛 They are filling each block with many of these transactions.
🐛 The smart contracts used are of type REWARD.In… pic.twitter.com/QUVm0pq0Q8
— elraulito (@ElRaulito_cnft) June 25, 2024
Em um comentário importante, Philip Disarro, fundador da empresa de desenvolvimento Cardano Anastasia, destacou que o ataque DDoS no Cardano poderia ser interrompido de forma imediata realizando o cancelando do registro da credencial de participação usada pelo invasor.
“DDOSer interrompeu seu ataque depois de ler meu tweet em um esforço para proteger seus fundos. Infelizmente, chegaram demasiado tarde e a pilhagem dos seus fundos já está em curso. Obrigado pelo dinheiro grátis, idiota”, escreveu.