Ao contrário de uma carteira tradicional, que carrega principalmente itens físicos como dinheiro, cartões bancários e outros itens, as carteiras criptográficas funcionam como armazenamento para suas criptomoedas . Seus ativos digitais são armazenados no blockchain e apenas uma chave privada exclusiva pode ajudá-lo a acessá-los. Esta chave privada é uma representação de sua propriedade para as criptomoedas que estão presentes nessa carteira digital. Manter suas chaves privadas seguras é extremamente importante, pois perder o acesso a elas fará com que você perca as moedas presentes na carteira .
As carteiras criptográficas vêm em uma variedade de formas e tamanhos , desde carteiras de hardware , como um Ledger que se parece com um pendrive, ou aplicativos móveis, como a carteira Coinbase e MetaMask , que atuam como um aplicativo de banco virtual para usuários de cripto.
Importância de uma carteira criptografada
As carteiras de criptomoedas são consideradas a opção mais segura para os portadores de cripto armazenarem seus ativos em um local de armazenamento digital (carteira de software) ou físico (carteira de hardware) , onde podem gerenciar facilmente seus ativos de blockchain e acervos de criptomoedas. Os usuários podem comprar, adquirir e trocar criptomoedas usando essas carteiras. Embora algumas carteiras permitam apenas uma criptomoeda, a maioria das carteiras oferece soluções multiativos que permitem aos usuários reter várias criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum, Cardano, entre muitas outras, simultaneamente.
Ao exigir senhas complexas, bem como ao empregar outras precauções de segurança, como autenticação de dois fatores ( 2FA ), esses sistemas garantem que o detentor de criptomoedas e ativos de blockchain seja o único indivíduo com acesso aos fundos.
Diferença entre carteiras frias e carteiras quentes
Hot wallets não precisam alternar entre os modos offline e online para executar uma transação de criptomoeda porque estão online o tempo todo. Os investidores que detêm uma grande quantidade de moedas não são aconselhados a manter seus ativos em carteiras quentes . Mesmo que uma carteira móvel quente não seja o mesmo que uma carteira física que usamos no mundo real, há uma coisa que eles têm em comum: o risco relacionado a manter muito dinheiro dentro deles.
Quando o saldo de sua carteira quente cai, você pode transferir mais cripto para ela, da mesma forma que pode retirar dinheiro de um caixa eletrônico para atender a uma necessidade temporária e preencher mais horas extras de forma recorrente.
Por outro lado, carteiras frias são dispositivos especialmente construídos usados para armazenar várias criptomoedas na forma física. Uma das vantagens mais significativas das carteiras frias é que você pode carregar seus cryptos junto com você (fisicamente) a qualquer momento. Essas carteiras geralmente são minúsculas e compactas , permitindo facilidade e discrição ao transferir cripto ou simplesmente carregá-las com você.
As melhores carteiras frias que você deve conhecer
Ledger Nano X
De Ledger 2ª geração carteira de armazenamento a frio é conhecido como o Nano X . Mais de 1.800 moedas e tokens , incluindo Bitcoin, Ethereum e Cardano, são suportados por meio da plataforma Ledger Live integrada, que é simples de entender e usar. O suporte para criptomoedas adicionais é adicionado à plataforma Ledger Live a pedido da comunidade cripto a cada ano. Um cabo USB conecta a carteira ao seu computador , e a tecnologia Bluetooth conecta aos dispositivos móveis Android e iOS , um recurso exclusivo não presente em muitas carteiras frias de criptomoeda.
O software Ledger Live está diretamente integrado na carteira de hardware frio Nano X, pois ajuda os usuários a gerenciar todas as suas criptomoedas por meio de sua interface de usuário fácil de usar. Ele permite que eles gerenciem seus acervos e adicionem carteiras adicionais para diferentes criptomoedas aos seus gadgets. Inclui uma conexão 1 USB-C para USB-A, que pode ser usada para vinculá-lo a um computador desktop ou smartphone em vez de Bluetooth.
Trezor Modelo T
Trezor Model T é a 2ª geração de carteiras de hardware , semelhante ao Ledger, mas com uma capacidade adicional para permitir que seus usuários acessem trocas de terceiros, como Changelly e CoinSwitch, instantaneamente a partir da interface de internet do Trezor . Trezor Modelo T tem uma tela de toque , o que torna mais fácil para os usuários mais novos de carteira de criptomoeda operar do que o modelo anterior, que tinha dois botões. O Trezor também possui uma porta para cartão MicroSD , que permite criptografar o PIN e proteger seu dispositivo contra ataques cibernéticos.
Recursos de segurança exclusivos incluem o Shamir Backup , que pode estabelecer até 16 compartilhamentos que são usados para recuperar moedas se algo der errado com seu dispositivo.
A adição de trocas na carteira é outro recurso útil. Você pode usá-los para comprar criptomoedas com moeda fiduciária e converter de uma criptomoeda para outra, tudo dentro do Trezor. O método de envio e recebimento de cripto é simples. Para adicionar uma camada extra de proteção , vá para a guia Receber e estabeleça um endereço de recebimento no aplicativo que você terá que confirmar no Trezor Model T.
Você também pode usar o botão QR do Trezor para ver o código QR do endereço, que seu remetente pode ler para iniciar a transferência. O pagamento será listado na página Transação assim que for processado.
Trezor oferece um guia abrangente que inclui uma riqueza de conteúdo instrucional sobre Bitcoin, bem como informações sobre os dispositivos Trezor. Também há uma seção de perguntas frequentes em seu site para que as pessoas comecem a usar a carteira de hardware. Você também pode usar a ferramenta de solução de problemas para pesquisar no wiki soluções para problemas comuns e resolvê-los instantaneamente.
CoolWallet Pro
CoolWallet Pro é uma nova carteira de hardware móvel focada em DeFi lançada em maio de 2021. Ela tem o formato de um cartão de crédito, com segurança aprimorada e comunicação Bluetooth criptografada que mantém os cripto-ativos protegidos dentro de sua carteira real com acesso total a uma ampla gama de recursos financeiros descentralizados. Ele vem com uma tela de tinta eletrônica atraente para verificar os dados visualmente primeiro e um botão afundado para confirmar fisicamente todas as transações.
Este dispositivo de armazenamento a frio vem com segurança aprimorada de armazenamento a frio multicamadas por meio de seu elemento seguro EAL6 + (SE), várias verificações biométricas no aplicativo, Bluetooth de baixa energia (BLE) criptografado AES256 e cinco processadores para controlar seu SE, MCU, e – Driver de tinta, gerenciamento de energia e BLE.
O elemento seguro (SE) do CoolWallet Pro oferece suporte ao algoritmo de assinatura de transação ECDSA e usa um gerador de número aleatório verdadeiro (RNG), bem como um acelerador de cripto de hardware.
Ele utiliza BIP-32 (carteira HD), BIP-44 (várias moedas e suporte de endereço) e BIP-39 (criação de sementes e mnemônico de recuperação de carteira) e oferece suporte à assinatura com vários algoritmos, incluindo ECDSA (secp256k1), SHA256, ripemd160 , RLP, Base32, Ed25519, Hmac, Ripemd, SHA1, SHA512, SHA3_256, SHA3_512, keccak_256 e keccak_512.
O exterior laminado do CoolWallet é ligado com finos circuitos impressos flexíveis e componentes por meio de um processo de compressão a frio patenteado para garantir que permaneça livre de adulteração e resistente à água . Sua bateria de íon de lítio fornece uma única carga de bateria que dura várias semanas.
CoolWallet Pro, o terceiro da série CoolWallet que remonta a 2016, atende a usuários DeFi que desejam colocar seus ativos para trabalhar na próxima geração de redes PoS (Prova de Estaca) ecologicamente corretas por meio de protocolos de estaca. Além de seu portfólio existente (BTC / ETH / USDT / LTC / XRP / ERC20 / BNB e mais), o Pro oferece suporte nativo para Polkadot (DOT), Cosmos (ATOM), Tron (TRX) e tokens TRC20, Binance Smart Ativos BEP-20 da rede e, em um futuro próximo, ETH 2.0, Cardano (ADA) e NFTs.
O caso de uso do CoolWallet Pro vai muito além do simples armazenamento de moedas, como ganhar atraentes recompensas passivas apostando DOT, TRX ou ATOM ou transacionando em seu mercado integrado integrado ao aplicativo que conecta o usuário a vários produtos financeiros descentralizados e centralizados populares. É a escolha perfeita para usuários de cripto em trânsito que desejam manter sua carteira de hardware na carteira real.
KeepKey
KeepKey é uma forma de pen-drive de carteira de hardware que usa a mesma técnica off – line de armazenamento frio para suas chaves públicas e privadas, bem como uma frase de propagação de backup se sua KeepKey for perdida ou danificada.
KeepKey foi criado para operar em conjunto com a plataforma de câmbio ShapeShift , tornando simples a negociação segura de várias moedas. O software da KeepKey é totalmente de código aberto e você também pode verificá-lo no GitHub para fazer a verificação cruzada.
KeepKey é uma carteira de hardware com alguns recursos de segurança impressionantes. Ele é protegido por um código PIN personalizado de sua escolha, o que o torna seguro contra roubo físico.
A carteira de hardware é significativamente maior do que outras carteiras cripto conhecidas, no entanto, não atrapalha o mecanismo de uso . É simples de configurar e transacionar ativos digitais.
Ellipal Titan
Ellipal Titan é bem conhecido por sua segurança de carteira de hardware com gap de ar . O que é único na carteira de hardware Ellipal é que ela é isolada fisicamente, eletromagneticamente e eletricamente de todas as outras redes quando está em um estado sem ar.
O Ellipal Titan inclui uma tela de toque colorida de 4 polegadas que simplifica a configuração e o monitoramento de todas as transações em tempo real.
Enquanto outras carteiras de hardware utilizam USB ou Bluetooth para assinar transações, o aplicativo Ellipal do
Ellipal Titan simplesmente usa códigos QR . Na realidade, a placa de circuito Ellipal Titan foi projetada para impedir todas as conexões físicas, incluindo Wifi, Bluetooth e celular. Ele protege o seu dispositivo de ataques online e offline, graças ao seu recurso de autodestruição anti-violação. Ele destruirá todas as informações (chaves privadas) contidas nele se detectar uma invasão forçada. Claro, você sempre tem a semente de recuperação para recuperar suas moedas se algo der errado.
Safepal S1
O SafePal S1 Hardware Wallet foi lançado em 2019. Ele suporta 19 blockchains diferentes e mais de 10.000 tokens diferentes , incluindo tokens não fungíveis ( NFTs ) que estão assumindo o mercado cripto agora.
SafePal é uma carteira de última geração que visa fornecer aos clientes de cripto uma solução de gerenciamento de cripto segura, simples e fácil de usar . Para ajudá-lo a atingir este objetivo, ele incorporou vários elementos operacionais e de segurança, incluindo seed de recuperação, autenticação de dois fatores (2FA) , código pin, pool de exclusão de chave, que o torna uma opção relativamente mais segura do que a maioria das carteiras de hardware disponíveis. .
A carteira de hardware SafePal S1 apresenta uma aparência minimalista que se assemelha a um MP3 player. Ele tem uma tela colorida bastante grande , um leitor de código QR e um controlador D-pad para navegar na carteira.
Os criadores da carteira de hardware SafePal também criaram um software de carteira SafePal, que você pode usar para monitorar seu saldo de criptomoeda e realizar transações de criptomoeda.
SafePal S1 apresenta um procedimento de integração simples , apesar de seu tamanho. É mais fácil interagir com a criptomoeda e receber e enviar cripto graças à tela grande e à interface do aplicativo de carteira móvel facilmente acessível.
Para proteger a integridade da carteira de hardware SafePal S1 e das chaves privadas nela armazenadas, os criadores tomaram várias medidas eficazes de segurança e privacidade, algumas das quais são dois selos exclusivos em embalagens à prova de violação, além da autenticação de dois fatores, criação de endereço de carteira offline, uma senha de seis dígitos para o dispositivo de hardware e uma senha mais um padrão para o software de carteira móvel SafePal S1.
SecuX V20
A SecuX V20 é uma das carteiras de hardware mais populares da SecuX . O gadget inclui uma grande tela colorida sensível ao toque e uma bateria para operação off-line / desconectada e se conecta ao host por USB ou Bluetooth. Ele possui um chip de elemento seguro com certificação CC EAL5 + da Infineon. O SecuX V20 pode ser totalmente sem fio, graças à sua conexão Bluetooth de baixo consumo de energia , que é construída com a tecnologia AES-256 para proteção de dados ideal. Este gadget é seguro para uso em telefones celulares.
Você também pode usar o SecuX V20 como uma carteira online . Ele vem com um cabo de dados USB para essa finalidade.
A carteira é compatível com várias plataformas, o que significa que pode ser usada em um PC desktop, laptop, iPhone, iPad, smartphone Android, tablet ou Chromebook.
A carteira SecuX V20 possui uma bateria de 6000mAH que dura cerca de sete horas e pode ser totalmente recarregada em menos de duas horas. A funcionalidade do código QR na carteira SecuX V20 permite transferências de fundos simples e transações de sua carteira móvel. O SecuX V20 tem uma tela de toque de 2,8 polegadas na qual os usuários criptográficos podem gerenciar suas transações em tempo real. O dispositivo tem um design elegante em forma de diamante com uma parte traseira de metal escovado e amortecimento de borracha que o torna durável.
Keystone Pro
O Keystone Pro (anteriormente conhecido como Cobo Vault Pro ) é uma carteira de hardware de criptomoeda completamente sem ar e vem com uma tela sensível ao toque de quatro polegadas , firmware de código aberto com um sensor de impressão digital e suporte multisig PSBT Bitcoin para segurança adicional contra malware ataques .
Keystone é uma carteira de hardware HD determinística hierárquica compatível com BIP 32/39/44. Ao integrar códigos QR para assinar transações, o Keystone reduziu o risco de invasão de malware e aumentou a visibilidade. Devido a esse recurso, o Keystone Pro é completamente sem ar.
As baterias da carteira do Keystone Pro são removíveis para evitar corrosão, e as versões Essential e Pro são compatíveis com baterias AAA, então você não terá que se preocupar com falha da bateria. O Keystone Pro também vem com uma bateria recarregável.
Nota: A carteira de hardware do Keystone Pro é completamente sem ar, o que significa que a conexão a redes blockchain exige o uso de software adicional.
Qual é a melhor carteira fria?
Esta é uma pergunta difícil de responder, pois se resume a muitos recursos, incluindo o nível de proteção oferecido pelo dispositivo. Em geral, uma boa carteira de hardware deve ser fácil de usar , compatível com diferentes dispositivos, orientada por medidas de segurança como autenticação de dois fatores. Alguns outros fatores incluem o sistema de suporte e a confiabilidade do fabricante. É uma boa prática anotar suas preferências e fazer sua própria pesquisa antes de ir para uma carteira fria.