A questão do Bitcoin ser utilizado como reserva de valor, é motivo de debate contínuo dos investidores, bem como entre os adeptos do ouro, há algum tempo. Muitas vezes, a capacidade do Bitcoin de armazenar valor foi comparada ao recurso testado pelo tempo do ouro como uma reserva de valor. continue a leitura e conheça todos os tokens cripto lastreado em ouro.
Na maioria dos casos, a volatilidade comum entre as criptomoedas levou os investidores mais conservadores ao ouro, embora os enormes ganhos obtidos pelas criptomoedas continuem sendo um empreendimento atraente e arriscado. Apesar da volatilidade das criptomoedas, é difícil ignorar o potencial de sua tecnologia subjacente comprado ao dólar e ouro.
O que são criptomoeda lastreada em ouro?
As criptomoeda lastreada em ouro são um ativo digital derivado cujo valor é supostamente subscrito pelo preço equivalente em ouro. Cada criptomoeda lastreada em ouro define um único de seus tokens arbitrariamente como tendo um valor equivalente a certos gramas ou onças troy de ouro, o que significa que esse equivalente deve estar presente nas reservas/cofres da empresa ou de um custodiante confiável como ativos físicos garantidos .
- A quantidade de ouro usada para respaldar essa criptomoeda deve ser mantida em reservas de ouro, por exemplo, com bancos ou instituições terceirizadas conhecidas como custodiantes.
- A natureza do suporte, no entanto, varia de uma criptomoeda para outra. Uma única unidade de criptografia é equivalente a uma determinada unidade de ouro. Alguns são apoiados na proporção de 1:1, onde 1 token é igual a 1 grama de ouro.
Considerando o quão relativamente novas são essas alternativas inovadoras, muitos traders podem não ter certeza de por onde começar. Aqui estão as cinco melhores criptomoedas lastreadas em ouro em 2022.
Paxos Gold (PAXG)
Paxos Gold é uma criptomoeda lastreada em ouro emitida pela Paxos – a empresa por trás de uma exchange de criptomoedas com sede em Cingapura conhecida como itBit. Sendo um custodiante regulamentado ou legal por meio de uma carta confiável emitida pelo Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York, a empresa se ramificou para oferecer criptomoedas ou tokens lastreados em ouro.
O token ERC-20 permite que os usuários acessem ouro de alta qualidade dos mercados tradicionais. Com o token, eles podem possuir, transferir, armazenar e apostar em ouro com facilidade e rapidez – claro, sem as limitações de tamanho e peso das grandes barras de ouro que não são mais fáceis de armazenar, transferir propriedade ou até subdividir.
O Paxos Gold também pode ser negociado como futuros – onde se pode negociar contratos futuros perpétuos ou trimestrais em bolsas como Binance. Aqui, os comerciantes podem comprar ativos a um preço predeterminado em um momento específico no futuro.
Recursos Paxos Gold (PAXG):
- Apoiado por uma boa onça troy de ouro na proporção de 1:1.
- Nenhuma taxa de custódia é cobrada para tokens. Para o ETF Major Gold, é de 19 a 40 bps por ano, moedas de ouro físicas e outros produtos são de 10 a 100 bps por ano, ouro não alocado é de 1 a 10 bps por ano e outros tokens de ouro são de até 100 bps por ano. A barra de ouro LBMA 400 t oz tem uma taxa de 5-25 bps por ano.
- Liquidação instantânea.
- Acesso aos principais ETFs de ouro, futuros de ouro (COMEX), outros tokens de ouro e a capacidade de vender moedas e barras de ouro físicas e outros produtos.
- Pode ser resgatado em ouro físico.
- Regulado pelo NYDFS. Futuros não são regulamentados.
- A criptomoeda Paxos Gold (PAXG) pode ser comprada na Binance, itBit exchange, Alpha Bullion, Kraken e outras exchanges.
Tether Gold (XAUT)
Como outras criptomoedas lastreadas em ouro, o XAUT oferece aos investidores sem uma grande quantidade de dinheiro para investir em ouro, exposição direta ao preço físico do ouro. Isso é ótimo para investidores não institucionais. A criptomoeda apoiada em ouro também oferece aos investidores acessibilidade a ETFs e outros ativos financeiros tradicionais.
Um proprietário ou detentor de token terá direitos de propriedade indivisíveis sobre ouro em barras de ouro especificadas. O ouro alocado é identificável com um número de série, pureza e peso exclusivos. O site de pesquisa permite que os detentores de tokens verifiquem a qualquer momento as barras de ouro que possuem e as onças de ouro que possuem por cada barra.
Como o nome sugere, é da equipe Tether de moedas estáveis. A equipe quer, por meio do token, aplicar as mesmas ideias das moedas estáveis apoiadas por fiat Tether a essa moeda lastreada em ouro. No entanto, existem algumas diferenças entre as moedas fiduciárias e estáveis com lastro em ouro. Os tokens lastreados em ouro são emitidos por uma nova entidade chamada TG Commodities Limited.
Recursos Tether Gold (XAUT):
- Os usuários precisam abrir uma conta em app.tether.to e verificá-la para comprar os tokens. As compras são feitas em dólares americanos.
- 1 token XAUt é igual ou representa uma onça fina troy de ouro em uma barra London Good Delivery.
- É transferível de uma carteira Tether on-chain para outra.
- O token XAUt é um token ERC-20 mantido em uma carteira baseada em Ethereum e como um token TRC20 na blockchain TRON.
- Tokens resgatáveis de volta para ouro físico para usuários verificados e para um determinado número mínimo de tokens XAUt. O ouro é entregue em qualquer local na Suíça.
- Os tokens podem ser resgatados em ouro e, em seguida, o usuário solicita a venda e o dinheiro enviado a eles menos as taxas
DigixGlobal (DGX)
O DigixGlobal também é para quem deseja investir em ouro físico, mas tem dinheiro limitado e, portanto, precisa investir em tokens fracionados, transferi-los e resgatá-los à vontade.
O DGX também permite que qualquer pessoa microacumule ouro e o gerencie efetivamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, com limitações mínimas. Através do DGX, os usuários podem participar do Gold ETF. Os tokens são obviamente negociáveis em exchanges de criptomoedas.
Como o processo de compra é transparente, os usuários são menos propensos a fraudadores. A empresa mantém o ouro físico apoiando a criptomoeda, em Cingapura (cofre da Safe House Singapore) e no Canadá. Além disso, seus guardiões são membros da Bullion Association e estão totalmente segurados.
Recursos DigixGlobal (DGX):
- Os usuários precisam se registrar, escolher uma carteira e depois comprar. Pode ser comprado com criptomoeda.
- 1 token ou DGX é igual ou representa 1 grama de ouro. Apoiado por barras de ouro suíço de 100 gramas de Valcambi, Produits Artistiques Metaux Precieux (PAMP) e Metalor, e outras refinarias.
- É baseado no blockchain Ethereum, armazenado no Metamask e em outras carteiras ETH.
- A reformulação garante aos membros que o DGX é resgatável com o valor equivalente em ouro.
- Os tokens não têm taxa de demurrage (armazenamento). A taxa do ETF é a taxa de armazenamento de 0,4% aa. A taxa de armazenamento físico da barra de ouro é de 0,6% e a taxa de transação para envio dos tokens é de 0,13% por transação. A taxa de reformulação ou conversão de token para ouro físico é de 1%.
- Os tokens, ETF e Gold Bar são regulamentados.
Gold Coin (GLC)
A criptomoeda peer-to-peer Gold Coin tenta a descentralização e a liberdade econômica. A equipe que o desenvolveu acredita na liberdade econômica e a velocidade de confirmação transacional é de apenas dois minutos, superando muitas das criptomoedas que conhecemos. A moeda ERC-20 pode ser armazenada e enviada de e para qualquer carteira Ethereum.
Ele é apoiado em uma proporção de 1000 GoldCoin por onça de ouro, o que o torna menos volátil do que o Bitcoin e outras altcoins não atreladas a nenhum ativo estável.
Além disso, oferece todos os benefícios de um ativo digital em relação ao ouro ou fiduciário – divisibilidade, portabilidade e transferibilidade muito melhores. Podemos resgatar a criptomoeda de volta ao ouro físico a qualquer momento que o proprietário desejar. Sendo cripto, também pode ser convertido em um fiat de sua escolha a qualquer momento.
Além de comprar a moeda de exchanges como CryptoExchange.com e do emissor ou Goldcoin.com , você também pode comprá-la através da rede de caixas eletrônicos do emissor. Assim, você pode pagar através de métodos populares, como cartões de débito ou crédito.
Recursos Gold Coin (GLC):
- 1:1000 GoldCoin por onça de ouro.
- A plataforma também é dimensionada por meio dos métodos de dimensionamento on-chain e off-chain.
- Ele é extraído através do algoritmo de prova de trabalho, assim como o Bitcoin. A blockchain também suporta SegWit e Lightning.
Perth Mint Gold Token (PMGT)
O token Perth Mint Gold é uma versão tokenizada do certificado GoldPass na proporção de 1:1, que é apoiada por ouro físico na proporção de 1:1. Cada um dos certificados pode ser negociado por tokens, assim como os tokens para os certificados e fiat nas trocas de ativos digitais.
De acordo com o site do emissor do token, o ouro físico é armazenado no banco central de Perth Mint. O ouro retido é garantido pelo Governo da Austrália Ocidental.
O token, como outras criptomoedas, é facilmente transferível e divisível. Ele pode ser resgatado em ouro ou outros equivalentes fiduciários a qualquer momento. A conexão fiduciária desbloqueia a liquidez mesmo para os maiores negócios.
Além disso, a criptomoeda não possui taxas de transação, armazenamento ou gerenciamento. Isso o torna um dos tokens ou criptomoedas lastreados em ouro mais eficazes e acessíveis do mundo.
Recursos Perth Mint Gold Token (PMGT):
- O token pode ser resgatado em diferentes produtos da Perth Mint – desde pequenas barras fundidas de 1 oz até barras London Good Delivery de 400 oz credenciadas pela LBMA.
- O Perth Mint publica todos os saldos das contas GoldPass do Trovio – portanto, qualquer pessoa pode verificar publicamente o suporte do token com ouro.
- 1 PMGT = 1 onça de certificado GoldPass = 1 onça de ouro físico puro. A troca pode ser feita através do Trovio.
Você pode negociar os tokens no mercado de ouro Over-the-Counter ou OTC XAU.
Confira a lista completa de criptomoedas:
Lista de token