Em um comunicado, nesta terça-feira (6), a empresa de software Blockchain ConsenSys afirmou que planeja armazenar e reter endereços IP de usuários e dados de carteira apenas por sete dias.
“Retemos e excluímos os dados do usuário, como endereço IP e endereço da carteira, de acordo com nossa política de retenção de dados. Estamos trabalhando para reduzir a retenção para 7 dias e anexaremos essas políticas de retenção à nossa política de privacidade em uma próxima atualização”.
A medida é uma tentativa de acalmar os usuários referente à segurança das suas informações pessoais. A empresa destacou que, recentemente, atualizou a política de privacidade na esperança de esclarecer como o MetaMask e o Infura interagem de uma perspectiva de coleta de dados quando o serviço Infura é utilizado como um provedor de RPC no MetaMask.
“Essas atualizações visam apenas fornecer maior transparência sobre as práticas existentes e não descrevem uma mudança em nossas práticas comerciais. A atualização iniciou uma variedade de conversas públicas e internas sobre como poderíamos priorizar melhor a privacidade dos usuários MetaMask e Infura”.
A empresa ainda alertou que, em relação à privacidade, quando os usuários instalam o MetaMask, às vezes um usuário deseja designar um RPC terceirizado alternativo ou hospedar seu próprio nó, mas essas alternativas podem não fornecer mais privacidade. “Provedores RPC alternativos têm diferentes políticas de privacidade e práticas de dados, e hospedar um nó pode tornar ainda mais fácil para as pessoas associarem suas contas Ethereum ao seu endereço IP”, explicou.
De acordo com a ConsenSys, na próxima semana, a empresa começará a lançar uma nova página de configurações avançadas que os usuários verão ao integrar o MetaMask. Para a ConsenSys, essa medida dará a todos os novos usuários a oportunidade de escolher seus próprios provedores de RPC na integração e recusar serviços de terceiros que são usados para aprimorar a experiência do usuário.