Em um movimento audacioso, a ARK Invest, liderada por Cathie Wood, submeteu um pedido atualizado para seu aguardado fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista. Esta jogada destemida vem na sequência de recomendações da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), que aconselhava os emissores de ETF de Bitcoin a optarem por criações em dinheiro, em vez de criações em espécie.
O universo dos ETFs é dinâmico, com a capacidade de criar ou resgatar ações para equilibrar oferta e demanda. Eles podem operar de duas maneiras: através de criações em espécie, que envolvem a troca direta de Bitcoin por ações de ETF, ou por meio de transações monetárias para a compra e venda de Bitcoin no mercado.
Recentemente, Eric Balchunas, analista de ETF da Bloomberg, anunciou no Twitter que a ARK submeteu a terceira emenda ao seu pedido S-1. A empresa parece estar mantendo a estratégia de criações e resgates em espécie, ignorando a sugestão da SEC, que, na semana anterior, aconselhou os emissores a mudarem para criações em dinheiro, devido a preocupações com potenciais manipulações e fraudes nas criações em espécie.
ARK has just updated its S-1 again, amendment #3. Semi-shocker to be honest but in a good way. The more updates to these documents the better, shows them getting this bad boys in shape for SEC approval. pic.twitter.com/96GLGsFupS
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) November 20, 2023
A SEC, especificamente a sua Divisão de Negociação e Mercados, expressou preocupações sobre as criações em espécie, que permitem que participantes autorizados troquem Bitcoin diretamente por ações de ETF. Estas preocupações estão atreladas à possibilidade de manipulações e fraudes.
ARK Invest, contudo, parece firme em sua decisão de prosseguir com o modelo em espécie, uma escolha provavelmente motivada pelas vantagens fiscais significativas para os investidores. As criações em espécie oferecem a possibilidade de adiamento de ganhos de capital, redução de distribuições tributáveis e aproveitamento de prejuízos fiscais.
“Alguns emissores vão tentar reagir e ‘vender’ a SEC em espécie, dados os óbvios benefícios para os investidores”, mencionou Balchunas em um de seus tweets.
O ETF de Bitcoin à vista da ARK, proposto para ser listado sob o ticker ARKB, chamou atenção também pela sua taxa de despesas proposta de 0,80%, posicionando-o como o primeiro emissor a divulgar tais taxas para um ETF de Bitcoin.