O regulador argentino, a Comisión Nacional de Valores (CNV), anunciou que aprovou o primeiro contrato de futuros de Bitcoin (BTC) regulado no país. Com isso, a Argentina se tornará o primeiro país da América do Sul a ter derivados da criptomoeda regulado em um estado.
A Comissão informou que, como parte de sua agenda estratégica de inovação, a CNV autorizou a regulamentação dos contratos futuros do Índice Bitcoin Matba Rofex, com negociação e liquidação em pesos argentinos e sem entrega do ativo objeto.
“A medida adotada por resolução pretende adequar-se aos desafios regulatórios impostos pelas novas tecnologias de oferta de produtos financeiros. Além de promover o desenvolvimento de produtos novos e inovadores por seus sujeitos regulados no mercado de capitais. A conformação do referido índice será feita a partir de informações sobre o preço do Bitcoin fornecidas por diferentes provedores de preços, entidades que facilitam a operação do par BTC/ARS, com depósito de pesos argentinos por meio de transferência bancária”, destacou em nota.
O regulador lembrou que a CVN não tem jurisdição e nem exerce qualquer supervisão ou controle sobre esses provedores. “No entanto, exige que Matba Rofex SA estabeleça como condição de elegibilidade que tenham um contrato vigente com um Provedor de Serviços de Pagamento (PSP), registrado no Banco Central da República Argentina (BCRA) para a prestação e uso de seus serviços no país”, ressaltou.
A Comissão ainda afirmou que a seu pedido, a Matba Rofex SA deverá incorporar alertas dirigidos aos investidores para que sejam alertados sobre os “riscos associados a esta operação e eventuais contingências na conformação do referido instrumento”.
Emissão de bilhetes como NFT
Recentemente, a Flybondi, uma companhia aérea Argentina, anunciou em 30 de março que está integrando o Web3 com a emissão de bilhetes eletrônicos para os passageiros como tokens não fungíveis (NFT). A nova integração é chamada de Ticket 3.0. O novo recurso é resultado da expansão de seu relacionamento com a empresa de emissão de bilhetes NFT TravelX.
“A Flybondi, primeira companhia aérea de baixo custo do país, lança no mercado o Ticket 3.0, que dá maior liberdade e autonomia aos viajantes na gestão de suas passagens. A partir de agora, os clientes poderão gerir os seus bilhetes à vontade com três novas opções: poderão mudar o nome do bilhete, transferi-lo ou doá-lo”, explicou.
A empresa explicou que, com o Ticket 3.0, os usuários podem ter uma experiência de viagem mais flexível, permitindo que o passageiro compre com antecedência, sem precisar definir seus planos de viagem ou quem serão os viajantes.