Os cabeças por trás do antigo projeto Diem da Meta anunciaram seus novos planos para o lançamento da uma rede blockchain, como um protocolo separado com suporte para outras soluções web3. A nova rede blockchain será intitulada como Aptos.
O anúncio foi realizado na última quinta-feira (24), em uma publicação do grupo e, de acordo com o comunicado, a nova equipe chamada Aptos Labs reuniu especialistas, incluindo criadores originais, pesquisadores, designers e construtores que eram integrantes do extinto projeto Diem.
O esforço é voltado para a criação de um novo projeto independente, focado em fornecer o protocolo blockchain de camada 1 mais seguro e pronto para produção. Fora que a equipe disse que aproveitou a tese original do white paper da Libra (primeiro nome do Diem) para construir sua rede descentralizada renovada.
A Aptos será liderada por Avery Ching e Mo Shaikh, que trabalharam anteriormente na construção da carteira digital Novi, também da Meta. Ching também é considerado um cocriador do protocolo de consenso Byzantine Fault Tolerance (BFT) implantado na blockchain Diem. O BFT garante que sistemas de computador complexos continuem funcionando mesmo se alguns componentes quebrarem.
Quando questionado sobre o relançamento do projeto, Shaikh destacou que a ideia original do Facebook era entregar uma solução segura, escalável e neutra, com fácil acessibilidade para bilhões de usuários. Embora a pressão dos reguladores tenha levado a gigante da mídia social a encerrar o projeto, Shaikh opinou que a visão por trás de Diem não acabou.
Tivemos o luxo de pensar sobre esses problemas ao lado de alguns dos engenheiros mais brilhantes do mundo há anos. Desde que saímos do Meta, conseguimos colocar nossas ideias em prática, abandonar a burocracia e construir uma rede totalmente nova do zero”, comentou Shaikh.
Um ponto importante é que a Aptos planeja garantir US$ 200 milhões em financiamento da grande empresa de capital de risco Andreessen Horowitz, juntamente com uma série de investimentos em criptomoedas de partes interessadas do setor.