Hong Kong está prestes a atingir um marco importante no mercado de criptomoedas, com a possível aprovação de quatro ETFs (fundos negociados em bolsa) de Bitcoin à vista. Fontes locais indicam que a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários de Hong Kong (SFC) poderá autorizar esses fundos até 15 de abril. Essa decisão coincide com o próximo evento de halving do Bitcoin, uma redução programada na recompensa dos mineradores que ocorre a cada quatro anos.
A aprovação dos ETFs é vista por muitos especialistas como um catalisador para uma nova fase no mercado. Lark Davis, um conhecido empresário e investidor de criptomoedas, destacou a significância deste momento em uma postagem na rede social X: “Hong Kong provavelmente aprovará AMBOS os ETFs à vista Bitcoin e Ethereum já na segunda-feira! A China está prestes a começar a licitar na mesma semana em que o Bitcoin será reduzido pela metade!”
Hong Kong likely to approve BOTH Bitcoin and Ethereum spot ETFs as soon as Monday!
China about to start bidding the same week the Bitcoin halving is happening!!!
Holy shit
— Lark Davis (@TheCryptoLark) April 12, 2024
Além de proporcionar aos investidores um acesso mais fácil às criptomoedas, os ETFs podem atrair um volume considerável de novos capitais, tanto de investidores institucionais quanto de varejo, ao mercado de criptos sem a necessidade de gestão direta dos ativos digitais.
Herbert Sim, diretor de operações da exchange Websea, ressaltou a importância da aprovação dos ETFs. “Reduzir pela metade não é a única coisa a se observar na ação do preço. Mas sim a próxima aprovação do Bitcoin ETF em Hong Kong. Todos os grandes bancos da China terão que começar a comprar Bitcoin também,” explicou Sim.
A relação entre os fluxos de investimento em ETFs de Bitcoin e o aumento nos preços já é bem documentada. Thomas Fahrer, cofundador da Apollo, observou essa tendência em um post recente, afirmando que os fluxos de ETF têm sido um motor para o preço do Bitcoin.
Além disso, as mega-baleias, grandes investidores que detêm pelo menos 10.000 BTC, estão aumentando suas posições, antecipando-se à decisão sobre os ETFs. Bitcoin Munger, comentarista de criptomoedas, revelou essa estratégia em um post: “O único grupo que acumula Bitcoin são as maiores baleias (> 10k). Pouco antes das aprovações do ETF de Hong Kong e do halving.”
The only cohort that is net-accumulating #Bitcoin is the largest whales (>10k).
Just ahead of Hong Kong ETF approvals and the halving.
A positive contrarian signal if I had to guess. Tick tock! pic.twitter.com/NbVPSbNKqF
— Bitcoin Munger (@bitcoinmunger) April 12, 2024
No momento da publicação, o preço do BTC estava cotado em US$ 67.683,00 com queda de 3% nas últimas 24 horas.