A expectativa em torno da autorização dos ETFs spot de Ethereum foi adiada mais uma vez. Inicialmente prevista para ser concluída até o dia 2 de julho, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) estendeu o prazo para os emissores submeterem documentações revisadas até o dia 8 de julho.
Eric Balchunas, Analista Sênior de ETF na Bloomberg, expressou sua frustração nas redes sociais: “Infelizmente, teremos que adiar nossa data over/under para depois do feriado. A SEC levou um tempo extra para retornar às pessoas esta semana, embora os ajustes tenham sido muito leves”. Ele também adiantou que “Pelo que ouvi, a próxima semana está morta porque o feriado = 8 de julho o processo será retomado, e logo depois disso, eles serão lançados.”
No mês passado, Gary Gensler, presidente da SEC, indicou que a aprovação dos ETFs de Ethereum poderia ocorrer até “o fim do verão”, destacando a necessidade de revisar e aprovar os formulários S-1, que são essenciais para o lançamento de ETFs spot de Ethereum. Este procedimento sucede a autorização dos formulários 19b-4, que foram aprovados pela SEC em maio.
Diversos emissores de ETF têm buscado atrair investimentos institucionais através de políticas agressivas de isenção de taxas. A Franklin Templeton anunciou que não cobrará a taxa de patrocínio de 0,19% nos primeiros US$ 10 bilhões em ativos por seis meses. De forma similar, a VanEck isentou a taxa de patrocínio de 0,20% para os primeiros US$ 1,5 bilhão até uma data ainda não definida em 2025. Importante notar que gigantes do setor como BlackRock e Fidelity ainda não divulgaram suas taxas.
Jupiter Zheng, sócio do Liquid Fund da HashKey Capital, comentou sobre o potencial de atração do Ethereum para instituições, particularmente nos setores de finanças, cadeia de suprimentos e tecnologia. Zheng prevê uma recuperação modesta do mercado com o lançamento dos ETFs, mas também espera que predomine um sentimento de “vender as notícias” entre os investidores.