A potencial aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Ethereum à vista foi bastante especulada na comunidade cripto nos últimos dias. As especulações aconteceram após a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA aprovar ETFs de Bitcoin, em 10 de janeiro.
Recentemente, o banco de investimento TD Cowen lançou luz sobre um prazo estimado para o lançamento de um spot Ethereum ETF, conforme informações do The Block. De acordo com a publicação, o ETF deverá ser aprovado nos EUA entre o final de 2025 ou início de 2026. O TD Cowen Washington Research Group emitiu uma nota em 29 de janeiro.
“Não esperamos que a SEC em 2024 aprove um ETF Ethereum à vista”, escreveu. “Esta é uma decisão política. Acreditamos que não há vantagens para o presidente da SEC, Gary Gensler, aprovar um ETF Ethereum à vista, dado o quão chateados os democratas progressistas ficaram com a aprovação da agência de um ETF Bitcoin à vista no início deste mês.”
Gensler precisa do apoio dos progressistas para levar adiante a sua agenda neste ano eleitoral, de acordo com TD Cowen. Além disso, se Gensler exercer uma função diferente, como secretário do Tesouro, no caso de o presidente Joe Biden ganhar um segundo mandato, ainda precisará do apoio dos progressistas, disse o banco.
O TD Cowen destacou que o presidente da SEC, Gary Gensler, não tem pressa para aprovação de um ETF de ETH. “Dizemos desnecessário, pois nossa opinião é que Gensler não tem pressa em aprovar um ETF Ethereum, pois primeiro ele gostaria de ter mais experiência com o desempenho dos ETFs Bitcoin à vista recentemente aprovados. Isso é consistente com sua abordagem mais ampla à criptografia, que é avançar de forma incremental e lenta quando se trata de fornecer aprovações regulatórias ou clareza.”
Vale lembrar que, Eric Balchunas, analista sênior de ETF da Bloomberg, revelou que há uma possibilidade de 70% para a aprovação de um ETF baseado em Ethereum à vista pela SEC em maio de 2024. O regulador dos EUA vai precisar se decidir sobre a aprovação referente à vários pedidos de ETF de Ethereum à vista até o fim do mês de maio, incluindo das gigantes das finanças VanEck, Ark 21Shares e Hashdex.
Cabe destacar que, nos últimos dias, a SEC adiou a sua decisão sobre os pedidos de lançamento dos ETF da Grayscale e da Fidelity.
Presidente da SEC fala sobre limitação na aprovação dos ETFs de Bitcoin
O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, Gary Gensler, afirmou, em 24 de janeiro, que aprovação dos fundos negociados em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista, no dia 10, foi limitada somente a uma única criptomoeda, de acordo com informações do The Block.
As declarações recentes de Gensler aconteceram em uma coletiva de imprensa em que o gestor da SEC foi perguntado sobre suas opiniões relacionadas aos ETFs de Ethereum (ETH).
“Como eu disse há duas semanas, o que fizemos em relação aos produtos negociados em bolsa de bitcoin está restrito a esta commodity não-segurança e não deve ser interpretado como outra coisa senão isso”, afirmou Gensler.