Ontem, quinta-feira (1º de dezembro de 2022), a Coinbase fez uma série de tweets alegando que precisava desabilitar um recurso importante do app da Coinbase Wallet para o iOS.
Segundo o Coinbase, o aplicativo não pode ser atualizado dentro da Apple Store da Apple e isso dificulta as trocas de NFT e desenvolvimento do próprio ecossistema cripto como um todo.
O prejuízo fica para os usuários do sistema iOS (Iphone) e que possuem NFTs. Agora, ficou bem mais difícil fazer trocas e transferir NFTs para outras carteiras ou mesmo presentear um amigo, segundo o tweet da Coinbase:
Você deve ter notado que não pode mais enviar NFTs no Coinbase Wallet iOS. Isso ocorre porque a Apple bloqueou nosso último lançamento de aplicativo até desabilitarmos o recurso. 🧵
— Coinbase Wallet (@CoinbaseWallet)
O maior impacto dessa mudança de política é nos usuários do iPhone que possuem NFTs – se você possui um NFT em uma carteira em um iPhone, a Apple tornou muito mais difícil transferir esse NFT para outras carteiras ou presenteá-lo para amigos ou familiares.
Do outro lado, a Apple alega que o bloqueio da nova atualização se dá em função das taxas de gás necessárias para enviar NFTs que precisam ser pagas por meio do seu sistema de compra no aplicativo. O que segundo a Coinbase Wallet é completamente inviável, seguem tweet:
A alegação da Apple é que as taxas de gás necessárias para enviar NFTs precisam ser pagas por meio de seu sistema de compra no aplicativo, para que possam coletar 30% da taxa de gás.
A alegação da Apple é que as taxas de gás necessárias para enviar NFTs precisam ser pagas por meio de seu sistema de compra no aplicativo, para que possam coletar 30% da taxa de gás.
— Coinbase Wallet (@CoinbaseWallet)
Na terça-feira, 29/11, a Coinbase disse que a Coinbase Wallet, que é seu aplicativo de carteira criptografia de autocustodia, abandonará o suporte para quatro criptoativos: XRP, XLM, ETC e BCH, a partir de 1º de Janeiro de 2023. Mas que isso não significa que os clientes irão perder os NFTs, de acordo com o comunicado em seu site:
- Isso não significa que seus ativos serão perdidos . Qualquer ativo não suportado que você possua ainda estará vinculado ao(s) seu(s) endereço(s) e acessível por meio da frase de recuperação da Carteira Coinbase.
- Para visualizar ou transferir esses ativos após janeiro de 2023, você precisará importar sua frase de recuperação em outro provedor de carteira sem custódia que ofereça suporte a essas redes. Para saber mais, visite nosso artigo de ajuda: Movendo recursos sem suporte.
Por fim, a Coinbase convida a Apple para conversar e chegar a um entendimento benéfico para todos que apoiam, investem e participam do universo cripto, tweet:
Esperamos que isso seja um descuido da Apple e um ponto de inflexão para futuras conversas com o ecossistema.
@apple – estamos aqui e queremos ajudarIsenção de responsabilidade: As visões e opiniões expressas pelo autor, ou qualquer pessoa mencionada neste artigo, são apenas para fins informativos e não constituem aconselhamento financeiro, de investimento ou outros. Investir ou negociar criptomoedas traz um risco de perda financeira.