Após os recentes casos que “abalaram as estruturas” do mercado cripto, um próximo colapso poderá causar uma maior instabilidade financeira, conforme o relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A entidade ressaltou que há uma “necessidade urgente de ação política”, principalmente para proteção dos investidores de varejo por causa do “impacto desproporcional” que recai sobre eles.
Os pesquisadores responsáveis pelo relatório opinaram que a indústria que está centrada na tecnologia descentralizada é concentrada em um pequeno grupo. Para os especialistas, os erros dessas empresas fizeram com que houvesse uma exposição da interconectividade entre as empresas em cripto.
“Isso aumenta os riscos de interrupção e contágio em larga escala nos mercados de criptoativos se algum desses players dominantes enfrentar dificuldades no futuro”, disseram os especialistas da OCDE.
O levantamento também alega que o financiamento descentralizado está mais conectado às trocas do que alguns defensores afirmam. Eles denominam as empresas de negociação centralizadas de “em muitos aspectos, a tábua de salvação do DeFi”, pelo simples fato de fornecerem uma fonte de fundos e garantia para os protocolos DeFi.
O documento destaca os casos que marcaram negativamente o mercado cripto este ano, como: as quedas da empresa de empréstimos cripto Celsius, do fundo de hedge Three Arrows Capital, da empresa comercial FTX e do emissor de stablecoin TerraUSD.