O ex-advogado da SEC, Howard Fischer, comentou sobre o processo contra empresa de empréstimo de criptomoedas Genesis Global Capital e a exchange cripto Gemini em entrevista ao programa “First Mover”, da CoinDesk TV, nesta sexta-feira (13).
Após o processo, Fischer acredita que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos pode estar tentando se firmar como o principal regulador do mercado de ativos digitais. “A SEC tem tentado se firmar como reguladora das criptomoedas”, disse.
“Eles [a SEC] querem ser os reguladores”, comentou. “E há uma chance significativa de que possamos vê-los tentar expandir isso, se for bem-sucedido” com o processo contra as empresa. “Eles [a SEC] vão tentar desacelerar o relógio e garantir, na medida do possível, que os clientes fiquem inteiros”, acrescentou Fischer. “Isso é limitado pelos ativos disponíveis.”
A SEC acusou a Genesis e a Gemini pela oferta não registrada e venda de valores mobiliários, nesta quinta-feira (12). A oferta irregular teria sido através do programa “Earn” da Gemini.
“Por meio dessa oferta não registrada, a Genesis e a Gemini arrecadaram bilhões de dólares em criptoativos de centenas de milhares de investidores. As investigações sobre outras violações da lei de valores mobiliários e outras entidades e pessoas relacionadas à suposta má conduta estão em andamento”, disse a SEC em um comunicado.
A denúncia destaca que, em dezembro de 2020, a Genesis, que é subsidiária do Digital Currency Group, fez um acordo com a Gemini para oferecer aos clientes da exchange uma oportunidade de emprestar seus criptoativos à Genesis em troca da empresa de empréstimos pagar os juros.