Após a nova derrota da Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos no processo contra a Grayscale, o defensor cripto Anthony Scaramucci pediu a renúncia do presidente do regulador, Gary Gensler.
“Gensler deveria renunciar”, escreveu Scaramucci em sua conta oficial do aplicativo X, em 29 de agosto.
Gensler should resign.
— Anthony Scaramucci (@Scaramucci) August 29, 2023
Em 29 de agosto, o Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Circuito DC decidiu a favor da Grayscale, em detrimento da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), na contínua saga da empresa para lançar um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista.
A Grayscale entrou com um processo contra a SEC no ano passado, após o regulador rejeitar sua solicitação para transformar seu Bitcoin Trust em um ETF de Bitcoin à vista. O principal argumento da SEC tem sido a possibilidade de manipulação do mercado, algo que a agência alega ser um risco para os investidores.
Vale lembrar que o cargo de Gensler já foi posto em contestação várias vezes. Em julho, o Congresso dos EUA chegou a convocar o presidente do regulador após a decisão judicial no caso Ripple-SEC, que confirmou que o XRP não é um valor mobiliário.
Em 12 de junho, o congressista Warren Davidson sacudiu o Congresso com uma proposta ousada, a chamada “Lei de Estabilização da SEC”. A proposta tem como ponto fulcral a demissão de Gary Gensler.