A blockchain sul-coreana, GDAC, informou sobre um ataque hacker, em 9 de abril, que roubou cerca de 23% de todos os ativos de custódia administrado pela plataforma financeira.
“Por volta das 7 horas da manhã de domingo, 09 de abril de 2023, ocorreu um hack na Gdac Hot Wallet, e a seguinte quantidade de ativos foi transferida para uma carteira não identificada. Isso é aproximadamente 23% do total atual de ativos de custódia da Gdac”, explicou.
Segundo a Gdac, dentre os tokens roubados estão 60.80864074 em bitcoin (BTC); 350,50 Ethereum (ETH); 10 milhões de tokens wemix (WEMIX); e 220 mil USDT.
Conforme informou a plataforma, assim que o hack foi confirmado pelo sistema de monitoramento, a equipe de emergência foi convocada e o atendimento foi iniciado. Com isso, o sistema de carteira (sistema de depósito e retirada) e servidores relacionados foram suspensos e bloqueados.
“Relatamos esse fato à polícia e solicitamos uma investigação cibernética. Relatamos o fato à Korea Internet & Security Agency (KISA) e solicitamos suporte técnico (viagem de negócios). A FIU foi notificada disso. Estamos solicitando a cooperação de emissores de ativos (fundações), bolsas e gerentes de DeFi para congelar ativos. Atualmente, estamos trabalhando com várias organizações para fazer o nosso melhor”, afirmou.
A GDAC ressaltou que solicitou aos responsáveis pelas exchanges que manuseiam ativos virtuais para bloquear imediatamente o depósito no endereço onde ocorreu o saque, conforme consta no comunicado oficial.
Violação na carteira Terraport
O maior projeto de exchange descentralizada (DEX) da Luna Classic, Terraport Finance, sofreu um ataque hacker na manhã deste 10 de abril. A violação foi divulgada pela conta oficial do Twitter da Terraport.
“Foi detectada uma violação na carteira Terraport Liquidity esta manhã. A equipe da Terraport está investigando essa violação e esforços foram feitos para proteger o protocolo. Mais comunicado oficial à imprensa será lançado mais tarde. Agradecemos a compreensão de nossa grande comunidade”, escreveu.
Em seguida, o projeto informou que os pools de liquidez do Terraport foram drenados por um hacker. “Infelizmente, nas últimas horas, um hacker drenou os pools de liquidez do Terraport”.