Após o bilionário Elon Musk divulgar, em 12 de junho, sobre sua mais nova empresa com foco em Inteligência Artificial (IA), a xAI, a criptomoeda desconhecida, XAI obteve uma valorização em seu preço que chegou a 800%.
O preço do token XAI saiu de US$ 0,0000000010 para US$ 0,0000000090, um aumento de 800%. No entanto, o preço do token XAI registrou uma retração e atualmente está sendo cotado a $ 0,0000000045, no momento da publicação.
Coincidência? Apesar do token XAI e a nova empresa terem o mesmo nome, a criptomoeda não tem relação com a empresa de Inteligência Artificial de Musk.
Elon Musk xAI
Elon Musk, o empreendedor bilionário, reconhecido como o visionário por trás de empresas inovadoras como a Tesla e a SpaceX, está de novo com um projeto intrigante. Num movimento que vem surpreendendo muitos, Musk revelou recentemente que fundou uma empresa de inteligência artificial denominada xAI.
A missão da xAI, segundo um tweet de Musk, é “entender a realidade”. Numa mensagem sucinta, o empresário escreveu: “Estou anunciando a fundação da xAI para ter uma noção da realidade”. O anúncio, feito na sua forma típica e enigmática, deixou muitos especulando sobre os objetivos, produtos ou financiamento da nova empresa.
De fato, Musk não é estranho ao universo da inteligência artificial. Em 2015, juntou-se a um grupo de pesquisadores e empreendedores de ponta para fundar a OpenAI, uma organização dedicada ao desenvolvimento ético de IA. Contudo, em 2018, deixou o conselho da OpenAI devido a potenciais conflitos de interesse com suas outras iniciativas. E, em 2020, desfez-se de sua participação na organização quando esta optou por se tornar uma empresa com fins lucrativos.