Após a fusão, a filial da rede ETHPoW também lançou sua própria rede principal para preservar a prova de trabalho em uma versão bifurcada do Ethereum. No entanto, os usuários da rede estão enfrentando problemas constantemente, e acredita-se que a causa tenha origem no ID da cadeia, que não foi corrigido. Em 15 de setembro, o Ethereum ocorreu o histórico The Merge A fusão ocorreu com muito sucesso na expectativa de toda a comunidade criptográfica. A rede Ethereum mudou oficialmente de PoW para PoS.
Horas depois que a Ethereum completou com sucesso sua fusão histórica para a prova de participação, a ETHPoW – a ramificação rival da rede, destinada a preservar a prova de trabalho em uma versão bifurcada da Ethereum – levou sua própria rede principal ao vivo. No entanto, a alegria dos entusiastas do ETHPoW não durou muito, pois os usuários da rede continuaram a enfrentar problemas que fizeram com que a situação se tornasse caótica.
Os usuários notaram imediatamente que parte do problema estava na questão do ETHPoW escolher um ID de cadeia que já estava em uso. Chain IDs, criados para facilitar o hard fork do Ethereum Classic em 2016, servem como uma impressão digital para uma rede específica e ajudam os blockchains a confirmar a identidade única dos ativos on-chain. O ID da cadeia designado por ETHPoW’s aparentemente já estava em uso por uma rede de teste Bitcoin Cash. Como não há autoridade central ou registro de IDs de cadeia, os IDs de cadeia podem ser escolhidos arbitrariamente. No entanto, os testes pré-hardfork provavelmente teriam descoberto o conflito.
Os IDs de cadeia foram novamente uma das principais preocupações da liderança do ETHPoW nas semanas que antecederam a consolidação. Dias atrás, o distinto engenheiro de software da Coinbase, Roberto Bayardo, enviou uma solicitação de pull do GitHub em nome da Coinbase para esclarecer a disponibilidade e ativação do código do fork EthereumPoW, onde foi observado que um novo chainID ainda não havia sido enviado e que usar o mesmo chainID após a mesclagem seria representam um risco significativo de repetição ou ataques de gasto duplo.
Essencialmente, os golpistas poderiam replicar uma transação da rede ETHPoW, na rede Ethereum real, se ambas as redes possuíssem o mesmo ID de cadeia. Antes do The Merge, a ETHPoW lançou seu token, ETHW, a espera e a empolgação dos usuários sobre a rede levaram o preço da ETHW a chegar a US$ 48,09, quase 55% acima. No entanto, após o lançamento oficial da rede e as notícias do acidente, o token caiu mais de 71% em 24 horas. O ETHW está sendo negociado atualmente a US$ 21,33.